EA anuncia fim de parceria com a FIFA em seus jogos de futebol

Avatar de André Luiz
10/05/2022 às 16:41 | Atualizado há 2 anos
EA anuncia fim de parceria com a FIFA em seus jogos de futebol 1

A EA está oficialmente abandonando a marca FIFA para seus jogos de futebol a partir do lançamento do próximo ano, anunciou a empresa na terça-feira. O novo título dos jogos será o EA Sports FC.

Apesar da mudança de nome, parece que grande parte do DNA dos jogos da FIFA permanecerá o mesmo. “Tudo o que você ama em nossos jogos fará parte da EA Sports FC — as mesmas grandes experiências, modos, ligas, torneios, clubes e atletas estarão lá”, disse Cam Weber, da EA, em um post no blog.

“Ultimate Team, Career Mode, Pro Clubs e Volta Football estarão todos lá. Nosso portfólio exclusivo de licenciamento de mais de 19.000 jogadores, mais de 700 equipes, mais de 100 estádios e 30 ligas em que continuamos a investir por décadas ainda estará lá, exclusivamente no EA Sports FC. Isso inclui parcerias exclusivas com a Premier League, LaLiga, Bundesliga, Serie A, MLS — e muito mais por vir.”

Weber disse que a EA compartilhará mais informações sobre o EA Sports FC em 2023. Ele também prometeu que a EA está “comprometida em garantir que a próxima FIFA seja a nossa melhor de todos os tempos, com mais recursos, modos de jogo, conteúdo da Copa do Mundo, clubes, ligas, competições e jogadores do que qualquer título da FIFA antes”.

EA abandonar a marca FIFA não é uma surpresa total. A EA anunciou publicamente no ano passado que estava “revendo nosso acordo de direitos de nomes com a FIFA”. E comentários vazados do CEO da EA, Andrew Wilson, indicaram que ele estava insatisfeito com o acordo de marca da empresa com a FIFA. “Basicamente, o que recebemos da FIFA em um ano fora da Copa do Mundo são as quatro letras na frente da caixa”, disse ele, de acordo com  o relatório da VGC sobre os comentários.

E a EA também mostrou uma disposição recente para fazer jogos esportivos com menos marca alheias. A empresa está trazendo de volta jogos de futebol universitário sem jogadores universitários em um novo jogo que deve ser lançado no verão de 2023, e a EA também está trabalhando em um novo jogo de simulação de golfe, ea Sports PGA Tour, que está previsto para sair na primavera de 2023.

A FIFA ainda planeja trabalhar com outros editores em jogos futuros com sua marca. “Uma série de novos jogos sem simulação já estão em produção e serão lançados durante o terceiro trimestre deste ano”, disse a organização em um comunicado à imprensa na terça-feira. A primeira será “uma experiência de jogo sob medida” focada em torno da Copa do Mundo deste ano, que acontece no Catar a partir de novembro.

A organização também disse que seu trabalho com a EA para o título da FIFA deste ano é uma “extensão de curto prazo” que “concede direitos apenas para a categoria de futebol de simulação”. A FIFA planeja lançar “um novo título de jogo de simulação FIFA” em 2024, embora diga que está “atualmente se envolvendo” com editores, empresas de mídia e investidores sobre o jogo, o que parece indicar que os detalhes não estão totalmente acertados.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, talvez sem surpresas, ainda acredita fortemente no nome da FIFA. “Posso garantir que o único jogo autêntico e real que tenha o nome FIFA será o melhor disponível para jogadores e fãs de futebol”, disse Infantino em um comunicado. “O nome FIFA é o único título global original. FIFA 23, FIFA 24, FIFA 25 e FIFA 26, e assim por diante — a constante é o nome FIFA e permanecerá para sempre e permanecerá o melhor.”

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ