Você vai poder enviar fotos no WhatsApp apenas sacudindo o celular

Sem precisar enviar mensagem, bastará o usuário chacoalhar o celular perto de outro celular que a foto será compartilhada
Avatar de André Luiz
22/01/2024 às 18:07 | Atualizado há 3 meses
Você vai poder enviar fotos no WhatsApp apenas sacudindo o celular 1

Um recurso para enviar arquivos para pessoas próximas está disponível na versão beta do WhatsApp para Android. Atualmente, a ferramenta está em desenvolvimento e não está visível para os participantes do programa de testes. A funcionalidade de compartilhamento ainda não foi anunciada, mas as telas encontradas fornecem uma ideia de como se espera que ela funcione.

O novo recurso foi descoberto pela equipe do WABetaInfo, um site especializado no aplicativo de mensagens. A seção no aplicativo é chamada de “Pessoas próximas”, e tanto o remetente quanto o destinatário devem acessar essa página. Essa é uma maneira de evitar o recebimento de itens indesejados, como pode acontecer com outras configurações.

O recurso “Pessoas Próximas” do WhatsApp é exibido nas seguintes capturas de tela:  Essas capturas de tela demonstram que os usuários devem sacudir o dispositivo para transferir arquivos.

Você vai poder enviar fotos no WhatsApp apenas sacudindo o celular 4
Imagem/reprodução: WABetaInfo

Um aspecto interessante é que, de acordo com a página descoberta, é necessário sacudir o telefone para criar ou visualizar uma solicitação de compartilhamento. A intenção pode ser evitar que as solicitações sejam aceitas acidentalmente ao tocar no botão, ou que as pessoas enviem arquivos de forma “discreta”, sem que ninguém saiba que elas estão enviando.

De acordo com a página, o compartilhamento de arquivos no WhatsApp emprega criptografia de ponta a ponta, assim como o recurso de mensagens. Ela também afirma que os números dos usuários permanecem ocultos durante a troca. Isso significa que é possível enviar ou receber um arquivo sem se preocupar com contatos indesejados posteriormente.

O WhatsApp se esforça para adicionar recursos e aumentar a privacidade.

Esta nova maneira de compartilhar arquivos combina duas tendências recentes do WhatsApp, que estão presentes em várias ferramentas lançadas ou em fase de desenvolvimento.

A etapa inicial foi incorporar uma variedade de ferramentas que antes só estavam disponíveis em plataformas concorrentes. Alguns exemplos incluem os Canais, que já estavam presentes no Telegram; as conversas por voz, que se assemelham aos canais de voz do Discord; e o compartilhamento de tela; que já estava disponível em soluções profissionais de chamadas de vídeo, como Google Meet, Microsoft Teams e Zoom.

Uma maneira de proteger seu número de telefone em determinadas situações é usar um nome de usuário. Um recurso futuro, chamado suporte a nomes de usuários, permitirá que os usuários conversem sem compartilhar seus números de telefone. Isso pode evitar contatos indesejados por outros meios, como chamadas e mensagens de texto.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ