EUA irá produzir mais chips e diminir dependência chinesa

Intel, Apple e outras pressionaram o governo que irá financiar U$ 52 bilhões na produção de chips
Avatar de André Luiz
09/06/2021 às 10:03 | Atualizado há 3 anos
semicondutores

O Senado dos Estados Unidos aprovou US $ 52 bilhões em financiamento para impulsionar a produção de chips nos Estados Unidos, como parte de um esforço para lidar com a escassez global de chips e reduzir a dependência da China.

A aprovação veio depois de relatos que empresas como Intel, Apple e outras, pressionaram o governo para acontecer essas mudanças, segundo a Reuters.

No total, a Lei de Inovação e Concorrência dos EUA fornece quase US $ 250 bilhões em financiamento para a fabricação nos Estados Unidos, com US $ 52 bilhões especificamente alocados para a fabricação de chips. No entanto, ainda não está claro se também será aprovado na Câmara …

O Senado aprovou de forma esmagadora um projeto de lei expansivo para investir quase US $ 250 bilhões no reforço da manufatura e tecnologia dos EUA para enfrentar o desafio econômico e estratégico da China […]

“Quando tudo estiver dito e feito, o projeto será considerado uma das coisas mais importantes que esta Câmara fez em muito tempo”, disse o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, no plenário do Senado antes da votação. “Quem quer que ganhe a corrida para as tecnologias do futuro vai ser o líder econômico global – com profundas consequências para a política externa e a segurança nacional também” […]

Apesar do amplo apoio no Senado e do endosso da administração do presidente Joe Biden, o destino do projeto na Câmara é incerto. Os líderes da Câmara não se comprometeram publicamente a agir sobre o projeto do Senado ou estabeleceram um curso de ação além do Comitê de Ciência da Câmara, considerando seu próprio plano para renovar a Fundação Nacional de Ciência.

Previsivelmente, o governo chinês não está feliz com isso.

Os legisladores chineses pediram ao Congresso que “pare imediatamente” o progresso do projeto, informou a agência oficial de notícias Xinhua na quarta-feira, citando uma declaração de um comitê do Congresso Nacional do Povo que lida com assuntos externos.

O projeto de lei “mancha o caminho de desenvolvimento da China e as políticas interna e externa”, disse o comunicado, e “interfere nos assuntos internos da China sob a bandeira da inovação e da competição”.

A lei visa corrigir uma queda dramática no investimento do governo em P&D em tecnologia ao longo das décadas, de 2,2% do PIB em 1964 para apenas 0,7% no ano passado.

A escassez global de chips fez com que as fábricas automotivas dos EUA parassem de funcionar, e a Apple alertou que produção para Mac e iPad são susceptíveis de serem atingidos.

Com informações do Bloomberg e 9to5mac

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ