Em meio a pandemia do Coronavírus, aplicativos de chamadas em vídeo estão ganhando mais adeptos. Um exemplo é o Zoom, serviço de teleconferência que virou o queridinho mundial. Pegando uma carona na necessidade dos usuários, o Facebook Messenger ganhou hoje aplicativos dedicados para o Windows 10 e macOS. A principal novidade é o suporte para videochamadas em grupo.
Leiam também:
- Como instalar e fazer uma reunião no Zoom
- Como mudar para o novo Facebook agora! (ou voltar ao velho)
O próprio Facebook reconhece o boom das vídeos chamadas, enfatizando que as chamadas de áudio e vídeo do Messenger aumentaram 100% em março. Se é coincidência, ou não, ou fato é que o novo aplicativo suporta vídeo chamadas para até 8 pessoas simultaneamente. Não é um número muito grande, mas é suficiente para matar a saudade dos amigos.
A grande vantagem do novo aplicativo, segundo o Facebook, é a facilidade de uso. Já que a maioria das pessoas possuem Facebook e os contatos estão “há um clique de distância”. Eles ainda destacam que o Facebook Messenger para desktops permite conexão fácil com contatos, exibe notificações, sincroniza chats entre dispositivos móveis e desktops, traz modo escuro, suporta GIFs, entre outros recursos.
Recursos do Facebook Messenger para Windows e macOS ainda são escassos
Eles trazem os mesmos recursos que a versão para navegador, mas facilitam o uso sem que você se perda nas guias do navegador. “Estamos todos procurando mais maneiras de estar juntos, mesmo estando fisicamente separados”, escreve o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg.
Leia também:
O Facebook anunciou originalmente os aplicativos de desktop do Messenger em sua conferência F8 há um ano. Mas, como a conferência foi cancelada devido ao coronavírus este ano e os usuários claramente queriam os aplicativos para desktop agora, fazia sentido lançá-los sem um grande evento de imprensa.
Talvez a maior falha do Facebook Messenger no momento seja que ele só pode lidar com até 8 participantes em chamadas de vídeo em grupo, em oposição a 100 ou até 500 do Zoom. Isso significa que o Messenger não pode suportar a necessidade de pessoas que estão trabalhando em Home office e realizam grandes reuniões. Também não oferece uma maneira de compartilhar facilmente um URL que permite que outras pessoas participem de uma chamada, por isso não é útil para webinars públicos ou eventos sociais.
O compartilhamento de tela é o outro recurso importante que falta. A incapacidade de mostrar o que você está vendo impede alguns casos de uso comercial, ou até mesmo social quando você deseja apenas mostrar algumas fotos.
O download do Facebook Messenger pode ser feito aqui para Windows ou aqui para macOS.