Fones de Ouvido Sem Fio: A Nova Necessidade do Dia a Dia

Descubra por que os fones de ouvido sem fio estão se tornando indispensáveis no dia a dia e como escolher o ideal.
Atualizado há 19 horas
Fones de Ouvido Sem Fio: A Nova Necessidade do Dia a Dia
Fones sem fio: a escolha perfeita para praticidade e conforto no seu dia a dia. (Imagem/Reprodução: Digitaltrends)
Resumo da notícia
    • Os fones de ouvido sem fio se tornaram itens essenciais na rotina moderna.
    • Você deve escolher os fones de acordo com seu orçamento, conforto e necessidades.
    • A evolução dos modelos trouxe melhorias significativas em qualidade de som e funcionalidade.
    • As inovações incluem monitoramento de saúde e recursos de inteligência artificial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os fones de ouvido sem fio estão se tornando itens indispensáveis no dia a dia das pessoas. Mas, com tantas opções no mercado, como escolher o ideal? A resposta não é tão simples, já que depende do seu orçamento, do conforto do modelo, do uso que você pretende fazer e, principalmente, das funcionalidades que você precisa. Afinal, os fones não servem apenas para ouvir música.

A evolução constante dos fones de ouvido sem fio

Desde que a Apple popularizou os fones de ouvido sem fio com os icônicos AirPods de primeira geração, muita coisa mudou. As discussões sobre esses dispositivos evoluíram bastante ao longo dos últimos nove anos.

No início, a preocupação maior era com a qualidade do som e a duração da bateria. Depois, o cancelamento de ruído ganhou destaque. Em seguida, a atenção se voltou para as assistentes de voz e recursos como áudio espacial e áudio de alta resolução.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo, outros fatores também começaram a ser considerados, como o suporte a carregamento sem fio, conexões multiponto e a resistência, medida pelo IP rating. Hoje em dia, é possível encontrar fones de ouvido sem fio que sobrevivem a 3 metros de profundidade na água por até 30 minutos.

Em 2024, a saúde e o bem-estar ganharam espaço, com o lançamento de produtos com monitoramento cardíaco. A Apple anunciou que os AirPods Pro 2 atenderiam aos critérios da FDA para aparelhos auditivos de venda livre (OTC), para pessoas com perda auditiva leve a moderada.

Leia também:

O design dos fones de ouvido sem fio também evoluiu. Além dos modelos semiabertos e totalmente fechados, surgiram os fones de ouvido de ouvido aberto (open-ear earbuds), que oferecem uma forma totalmente transparente de ouvir o mundo ao seu redor enquanto você curte suas músicas. Os modelos open-ear estão disponíveis nos formatos de gancho de orelha e clipe de orelha, oferecendo diferentes estilos de uso.

Os estojos de carregamento também estão ganhando recursos inteligentes, como telas sensíveis ao toque integradas. Alguns modelos podem até funcionar como transmissores sem fio quando você quer se conectar a fontes de áudio com fio, como os sistemas de entretenimento de bordo em aviões. O JBL Tour Pro 3 faz as duas coisas.

Por fim, embora a adoção esteja sendo mais lenta do que o esperado, o Bluetooth Auracast, com suas transmissões públicas, está chegando aos novos modelos de fones de ouvido sem fio.

O futuro “sempre conectado” dos fones de ouvido sem fio

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto isso, produtos como o Ozlo Sleepbuds prometem melhorar a qualidade do sono. Eles podem não ser fones de ouvido sem fio no sentido tradicional, mas não deve demorar muito para que essa categoria se una aos produtos mais tradicionais.

No filme Her, de 2013, um homem se envolve profundamente com uma inteligência artificial (IA) com voz feminina. É somente quando ele começa a conversar com ela através de seus fones de ouvido que a IA se torna mais real do que seus amigos e familiares.

Em 2025, essa história não é mais ficção científica. Os fones de ouvido sem fio estão entrando no mundo da IA com tradução em tempo real e, se você tiver a combinação certa de fones e smartphone, pode conversar com um modelo de linguagem grande (LLM) como o Google Gemini. Alguns produtos, como o Ikko’s ActiveBuds, oferecem acesso à IA em qualquer lugar, sem precisar de um smartphone. Aliás, a Virgin Atlantic Lança Programa de Aprendizagem em IA para Fortalecer a Força de Trabalho.

Em um futuro não tão distante, veremos fones de ouvido sem fio com sensores de eletroencefalograma (EEG) integrados, capazes de detectar a atividade cerebral. A Neurable já fez isso com fones de ouvido sem fio para audiófilos e afirma que sua tecnologia de aprimoramento do foco mental chegará em breve aos produtos intra-auriculares.

Quando os recursos de EEG, frequência cardíaca, aparelho auditivo e auxílio para dormir forem combinados com uma conexão de voz sempre ativa a uma IA LLM de ponta, os fones de ouvido sem fio se tornarão muito mais indispensáveis do que são hoje. E responder à pergunta “quais são os melhores fones de ouvido sem fio?” será ainda mais difícil.

Primeira: Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.

Via Digital Trends

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.