▲
- As futuras CPUs Ryzen Zen 6, codinome “Medusa”, podem incluir dois controladores de memória integrados (IMCs), alterando a instalação de módulos DDR5.
- Entenda como essas mudanças podem afetar a compatibilidade e o desempenho dos seus futuros upgrades de hardware.
- A nova configuração pode exigir placas-mãe específicas e impactar a estabilidade do sistema.
- A AMD está trabalhando para oferecer suporte às configurações antigas, mas com desempenho reduzido.
As futuras CPUs Ryzen com Zen 6, conhecidas pelo codinome “Medusa”, podem trazer mudanças importantes na arquitetura de memória dos processadores da AMD. Rumores indicam que esses processadores terão dois controladores de memória integrados (IMCs), o que pode alterar a forma como os módulos de memória DDR5 são instalados nas placas-mãe. Entenda como essas mudanças podem afetar o desempenho e a compatibilidade dos seus futuros upgrades.
Novidades nos Controladores de Memória dos Ryzen “Medusa”
De acordo com informações do Uniko’s Hardware, surgiram rumores em fóruns chineses sobre as CPUs CPUs Ryzen com Zen 6, que são baseadas na microarquitetura Zen 6 e conhecidas internamente como “Medusa”. A grande novidade seria uma mudança no IMC (Controlador de Memória Integrado), que pode exigir uma orientação diferente dos módulos DIMM.
Ainda segundo o relatório, os processadores AMD Ryzen com a arquitetura Zen 6 terão dois IMCs. Não está claro se serão dois IMCs no mesmo chip ou dois separados, mas a mudança deve impactar a forma como a memória DDR5 é instalada. Uma informação adicional é que um dos IMCs suportará apenas um DIMM por canal (1DPC).
Atualmente, as placas-mãe AM5 da AMD utilizam os slots DIMM A0 e B0 para a configuração inicial, garantindo um boot mais estável e sendo a orientação preferida. Com o novo IMC, a orientação mudaria para os slots DIMM A1 e B1. Isso significa que o Zen 6 pode não ser compatível com a orientação 1DPC mais antiga.
É importante notar que algumas placas-mãe AM5 rotulam os slots A2 e B2 como os primeiros, mas esses são designs para quatro DIMMs. Essa compatibilidade pode ser específica para CPUs Zen 6 em placas com dois DIMMs, como as Mini-ITX e mATX. A MSI, por exemplo, está lançando a placa-mãe MPOWER AM5, que deve ser totalmente compatível com essa nova configuração.
Leia também:
Impacto da Mudança na Orientação da Memória DDR5
A AMD também estaria trabalhando para permitir o suporte às orientações de memória A0/B0 após o lançamento dos chips, mas o desempenho seria inferior em comparação com as configurações A1/B1. Será preciso esperar o anúncio oficial dos CPUs Ryzen com Zen 6 “Medusa” para entender como os novos chips funcionarão e qual será a compatibilidade oferecida nas placas-mãe AM5 existentes.
Espera-se que a linha de desktops Zen 6 seja lançada no próximo ano, trazendo diversas melhorias em relação ao número de núcleos e ao aumento de cache, além de outras atualizações arquitetônicas. Fique de olho para mais novidades!
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Wccftech