Galaxy Z Flip5 não suporta o DeX e a Samsung explica o porquê

Depois de gerar insatisfação do público com o Galaxy Z Flip5 não suportar o DeX, a empresa explicou oficialmente a razão dessa decisão de deixar de lado a funcionalidade.
Avatar de André Luiz
31/07/2023às10:43|Atualizado há 10 meses
Galaxy Z Flip5 não suporta o DeX e a Samsung explica o porquê 1

O lançamento do Samsung Galaxy Z Flip5 causou um certo desconforto por parte dos entusiastas da marca, quando se tornou aparente que o dispositivo não suporta a funcionalidade do Samsung DeX. Para aqueles que não estão familiarizados, o Samsung DeX é uma plataforma que permite transformar o celular Samsung em um um PC desktop completamente funcional. Assim, a falta deste recurso no Galaxy Z Flip5 foi, sem dúvida, uma surpresa para muitos.

Samsung explica a ausência do DeX no Galaxy Z Flip5

A Samsung recentemente esclareceu oficialmente as razões pelas quais o Galaxy Z Flip 5, o seu mais recente smartphone dobrável, não suporta o Samsung DeX. A empresa coreana apontou para questões de desempenho térmico como a principal razão para a ausência deste recurso popular.

“Não foi possível implementar o DeX devido a uma ‘performance à prova de calor insuficiente na estrutura'”, informou a Samsung.

Parece que a Samsung fez testes com o conceito, mas não conseguiu fazer o Galaxy Z Flip 5 executar o DeX dentro dos parâmetros aceitáveis devido ao superaquecimento. No entanto, é importante enfatizar que isso não significa que o Galaxy Z Flip 5 tenha problemas de superaquecimento fora do DeX.

O Samsung DeX consome muitos recursos do sistema em geral. E diferentemente de jogos para dispositivos móveis, que dependem mais do desempenho do GPU, o DeX não pode ser ajustado dinamicamente através de medidas como o Game Booster, o Game Optimizing Service (GOS), subamostragem e resoluções de textura mais baixas.

Função Descrição
Game Booster Um recurso que otimiza o desempenho do dispositivo para jogos
Game Optimizing Service (GOS) Um serviço que melhora a performance do jogo ajustando as configurações do sistema
Subamostragem Uma técnica usada para reduzir a resolução de uma imagem
Resoluções de textura mais baixas Método para reduzir a quantidade de dados processados pela GPU

Portanto, a ausência do DeX no Galaxy Z Flip 5 é uma decisão de design técnico, feita para garantir que o dispositivo mantenha um desempenho estável e confiável para os usuários.

Via Sammobile

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ