O Google anunciou a possibilidade de fazer chamadas de vídeo e áudio dentro do aplicativo Gmail, na área de mensagens do aplicativo para Android e iOS.
O recurso foi anunciado em setembro, mas somente ontem, 6 de dezembro, começou a ser implantado para todos os usuários do Google Workspace, G Suite ou contas pessoais do Google.
Por enquanto, só é possível iniciar chamadas de dentro do aplicativo Gmail, através da aba Google Chat, enviando um convite para uma chamada de videoconferência do Google Meet, o que parece excessivo para uma conversa individual. No futuro, no entanto, haverá ícones simples de telefone e vídeo no canto superior direito de cada bate-papo individual que pode ser usado para chamadas.
É um acréscimo simples, mas que promove o objetivo do Google de tornar o Gmail o hub central de todos os seus serviços de comunicação.
Na verdade, a postagem do Google diz que você será redirecionado para o aplicativo Gmail, mesmo se iniciar uma chamada de dentro do aplicativo Google Chat.
Interessante que os e-mails em si, agora ocupam apenas uma das quatro guias no aplicativo Gmail atual, junto com Chat, Spaces (serviço de mensagens estilo Slack do Google) e Meet (seu serviço de videoconferência). Isso mostra claramente o objetivo do Google de mudar o foco do Gmail.