Golpes por telefone: como a ‘vovó de IA’ engana os bandidos

Golpes por telefone têm se tornado comuns, mas uma IA britânica está mudando o jogo ao se passar por vítima, dificultando a ação dos bandidos.
Atualizado há 2 meses
Golpes por telefone

Outros destaques

Humanizar textos IA
Galaxy S25
Galaxy S25
Recursos de vídeo AI Galaxy S25
Golpe com IA Brad Pitt

A operadora britânica O2 lançou uma campanha inovadora que combina marketing e utilidade pública. O projeto apresenta um chatbot que tem como objetivo enganar golpistas que atuam por telefone, além de aumentar a conscientização sobre fraudes, especialmente aquelas que utilizam engenharia social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A inteligência artificial, chamada Daisy, foi projetada para simular uma idosa britânica, um perfil frequentemente alvo desses criminosos. A plataforma é programada para nunca cair em golpes e, em vez disso, enrolar os golpistas durante as chamadas. Isso faz com que eles percam tempo e tenham menos oportunidades de contatar vítimas reais.

Como funciona a IA contra golpes por telefone

Daisy aguarda a fala do golpista e gera respostas quase em tempo real, geralmente com perguntas simples ou pedidos para que o criminoso repita suas instruções. A IA foi treinada com informações antifraude, permitindo que ela responda de maneira convincente, dificultando a identificação de que está lidando com um robô.

Em testes, a IA conseguiu manter uma conversa com golpistas por até 40 minutos, fazendo com que acreditassem que estavam falando com uma idosa vulnerável. Além disso, a campanha também visa educar o público sobre as táticas mais comuns utilizadas em golpes por telefone, como as falsas centrais de atendimento bancário.

Medidas adicionais de segurança

Além do uso da Daisy, a O2 implementou filtros de spam baseados em IA para novos clientes. Esses filtros bloqueiam chamadas suspeitas de fraude ou provenientes de números conhecidos por serem utilizados por golpistas. Essa iniciativa é parte de um esforço maior para proteger os consumidores e reduzir o impacto de golpes por telefone.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Com a crescente incidência de fraudes, é essencial que os usuários estejam cientes das táticas utilizadas pelos golpistas. Para mais informações sobre como se proteger, você pode conferir este artigo sobre pesquisa da Unicef que busca combater a violência sexual na internet.

Além disso, a O2 está contribuindo para um ambiente mais seguro, e iniciativas como essa podem ajudar a reduzir o número de vítimas de fraudes. Para entender mais sobre como a tecnologia pode ser utilizada para segurança, veja este artigo sobre transformação de HDs antigos em dispositivos úteis.

Com a implementação de soluções como a Daisy, a O2 não apenas protege seus clientes, mas também educa a sociedade sobre os riscos e as melhores práticas para evitar cair em golpes. Fique atento e sempre verifique a autenticidade das chamadas recebidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Via TecMundo

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.