Google anuncia transformação do Gmail em Outlook

Além disso, a empresa anunciou que o Gmail irá fazer ligação e também lançou uma TV que faz reuniões pelo Meet e Webex
Avatar de André Luiz
08/09/2021 às 17:00 | Atualizado há 3 anos
Google anuncia transformação do Gmail em Outlook 1

O Google anunciou mais recursos no Workspace hoje (8), parte de uma cadência crescente de mudanças nos apps corporativos da da empresa e no conjunto de software de comunicações ao longo do último ano. O anúncio de hoje é um marco, pois revela que o Gmail está recebendo um redesenho que revelando sua verdadeira natureza aos olhos do Google: um hub central para cada aplicativo de comunicação da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gmail agora faz “ligações”

Para começar, o Google está adicionando a capacidade de “ligar” para outro usuário do Google usando o Google Meet — mas dentro do aplicativo móvel do Gmail, não dentro do Meet. Quando o recurso for lançado, seu aplicativo do Gmail poderá ser chamado como qualquer outro aplicativo VOIP (além de poder participar das reuniões do Google Meet). O Google diz que o aplicativo Autônomo Meet terá a mesma capacidade de fazer chamadas, não apenas criar reuniões de grupo, em algum momento no futuro.

Sendo o Gmail o primeiro lugar que o Google pensou em colocar seu recurso de chamada revela o quão importante o Gmail se tornou para as mudanças maiores que acontecem no Google Workspace. O Google não tem sido tímido em aproveitar a popularidade do Gmail para impulsionar a adoção de seus outros serviços.

Gmail está virando o Outlook do Google

Agora, o Gmail é essencialmente o equivalente do Google ao Outlook da Microsoft. É um centro para múltiplos serviços. O Outlook é o hub da Microsoft para e-mails, calendários e contatos; O Gmail é o hub do Google para e-mails, bate-papos um-a-um, bate-papos em grupo, videoconferência e agora chamadas. A parte de e-mail do Gmail é apenas uma guia em um grupo de quatro, ao lado de Chat, Spaces e Meet.

O “Spaces” é o rebranding do Google para o “Rooms”, um produto parecido com o Slack que oferece bate-papos em grupo. Com o renome, o Google está facilitando a encontrar espaços dentro de uma empresa, tornando-os descobertos para pesquisar (como opção) e também finalmente adicionando suporte total para mensagens interligadas. Como em outros aplicativos de bate-papo em grupo, os threads aparecerão em uma coluna extra no lado direito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

O Google diz que os usuários poderão ocultar as guias que não usam, como antes, e que o redesign está sendo lançado para usuários corporativos primeiro, a partir de hoje. Depois disso, ele começará a aparecer no Gmail para usuários comuns.

Quanto às atualizações menores, o Google Calendar agora permitirá que você envie um RSVP nos convites de reunião com uma indicação de sua localização. O Google finalmente lançará o chamado “modo Companheiro” em novembro. É o sistema que faz você entrar em uma reunião em seu laptop ao lado do sistema AV da sala principal, silenciado por padrão para que não haja um loop de feedback de áudio embaraçoso.

Google anuncia dispositivos especificos para reuniões

Series One Desk 27 gmail google meet
Series One Desk 27. Imagem: Divulgação/ Google

Finalmente, o Google está expandindo a linha de hardware “Series One” compatível com o Google Meet. Ao contrário do hardware “Made by Google” como o Pixel, os dispositivos Series One são feitos por outras empresas para parecerem que se encaixam na estética de design do Google e trabalham principalmente com o software do Google.

Um deles é o Series One Desk 27. É uma tela sensível ao toque projetada principalmente para servir como uma estação de videoconferência do Google Meet, mas também tem uma simples porta USB-C e pode servir como um monitor externo para um laptop. Quando você se conectar, você pode usar sua barra de som e câmera de 5 megapixels com qualquer aplicativo de videoconferência que você use. O Google diz que tem um Edge TPU (um processador Google personalizado) para ouvir os comandos do Hey Google, mas de outra forma ele usa um chip Intel padrão para suas principais funções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É definitivamente um dispositivo destinado mais para espaços corporativos do que casas de consumidores e tem um preço alto: US $ 1.999 (cerca de R$ 10.600).

Series One Painel 65. gmail google meet tv
Series One Painel 65. Imagem: Divulgação/Google

Há também o Series One Painel 65, uma TV com tela touchscreen e funciona um pouco como o próprio Jamboard do Google. O Google diz que ambos serão executados no Chrome OS e são “dispositivos de reunião all-in-one”, mas além disso, não temos uma tonelada de especificações. Os dispositivos são feitos pela  Avocor, que faz um monte de outros dispositivos de reunião personalizados. Será lançado em 2022. Os preços ainda não estão disponíveis.

Parceria com a Cisco e integração com o Webex

O Google está em parceria com a Cisco para garantir que o hardware projetado para o Google Meet seja capaz de se conectar em reuniões iniciadas no Webex e que o hardware projetado para o Webex será capaz de se conectar no Google Meet. Quanto ao Zoom, não há “nada para anunciar”.

Houve mais trabalho no Google Workspace no último ano do que parece ter entrado nele nos vários anos anteriores, a grande maioria se concentrou na comunicação. Essa é uma ótima notícia para empresas e consumidores que usam todos os vários aplicativos do Workspace. Mas para aqueles de nós que só querem que o Gmail continue sendo apenas um aplicativo de e-mail, será cada vez mais difícil mantê-lo assim.

Com informações do The Verge

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.