Google aprimora recursos de compartilhamento entre dispositivos Android

Google trabalha para melhorar a integração entre dispositivos Android com novos recursos de compartilhamento de arquivos e aplicativos
Atualizado há 1 dia atrás
Google aprimora recursos de compartilhamento entre dispositivos Android
Google aprimora a conexão entre dispositivos Android com novos recursos de compartilhamento. (Imagem/Reprodução: Androidauthority)
Resumo da notícia
    • O Google está desenvolvendo novas funções de compartilhamento de arquivos e aplicativos entre dispositivos Android, parte do recurso Handoff.
    • Isso permite que você transfira arquivos ou acesse aplicativos em outros gadgets rapidamente, aumentando a conveniência.
    • Essa atualização visa criar um ecossistema mais integrado, facilitando a transição entre dispositivos Google.
    • O aprimoramento pode elevar a produtividade e a experiência do usuário ao usar múltiplos dispositivos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Google está focado em criar uma experiência mais integrada para usuários de Android. Novas funcionalidades de compartilhamento de arquivos e aplicativos entre dispositivos, parte do recurso Handoff, estão sendo desenvolvidas. Isso promete uma conectividade mais fluida, permitindo, por exemplo, o acesso a aplicativos instalados em outros aparelhos. As novidades visam melhorar a interação entre seus produtos, consolidando o que chamamos de Ecossistema do Google Pixel.

A busca por essa unificação não é novidade. A Apple, por exemplo, já faz isso bem com seu próprio ecossistema. O Google busca replicar esse sucesso no Android. Algumas funções já existem, como a conexão automática a pontos de acesso e a transferência de chamadas entre aparelhos logados na mesma conta Google. Contudo, o objetivo é ir além com o Handoff.

Ecossistema do Google Pixel: Compartilhamento Avançado

A funcionalidade Handoff do Android está ganhando forma, com novas opções para o compartilhamento de arquivos entre diferentes dispositivos já visíveis. Imagine a facilidade de transferir um documento ou uma imagem do seu smartphone para seu tablet com apenas alguns toques. Essa é a promessa que o Google está preparando para seus usuários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além do compartilhamento de arquivos, também foram observadas indicações de compartilhamento de aplicativos. Isso pode permitir que você acesse e utilize aplicativos instalados em um dispositivo diretamente de outro, eliminando a necessidade de instalar o mesmo app várias vezes. Essa integração é um passo importante para a conveniência digital, uma tendência que vemos com o controle DualSense do PS5 passar a se conectar a múltiplos dispositivos.

As opções de compartilhamento de arquivos e aplicativos, embora visíveis, ainda não estão ativas. Isso significa que o Google pode ajustar a forma como esses recursos funcionarão. O desenvolvimento contínuo visa garantir que a experiência seja a mais suave possível, refletindo a atenção aos detalhes em melhorias de software, como o carregamento sem fio mais rápido nos smartphones Android com Qi2 25W.

Leia também:

Essa expansão das “Serviços entre dispositivos” do Android mira em oferecer uma experiência mais unificada e produtiva. A intenção é que os usuários possam transitar entre seus aparelhos Google sem interrupções, otimizando o uso de ferramentas e dados. É uma evolução que busca tornar o uso da tecnologia ainda mais intuitivo e prático no dia a dia. Assim como vemos melhorias em outras plataformas, como atualizações do HyperOS 2.2 que melhoram o desempenho e a segurança dos dispositivos Xiaomi, o Android também segue este caminho.

O foco na integração é claro, e a empresa busca proporcionar uma experiência completa. Com o avanço do Handoff, o Google reforça seu compromisso em criar um ambiente onde seus produtos trabalhem em harmonia, facilitando a vida dos usuários ao permitir que suas tarefas sigam sem problemas, de um aparelho para o outro. Isso se alinha com a praticidade de ter miniaturas em vídeos no Google Drive, uma pequena, mas significativa, melhoria na usabilidade.

Em resumo, o Google está investindo pesado para que o Android ofereça uma integração ainda maior entre seus dispositivos. As melhorias no Handoff, focadas no compartilhamento de arquivos e aplicativos, são um passo significativo para um futuro onde a conectividade entre nossos gadgets seja mais simples e eficiente, proporcionando uma experiência digital sem interrupções.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.