O Google Meet e o Duo já está disponível há cinco anos, nesta última quarta a gigante anunciou que vai combinar os aplicativo em uma plataforma. O usuário poderá usar os recursos sem precisar ficar alternando.
- Como ativar o Ok Google + dicas que você nem imagina
- Ok google configurar o meu aparelho: aprenda usar o comando
Como Google Meet e o Duo vão se unir?
O principal objetivo como já dito, é ajudar o usuário que utiliza as duas ferramentas diariamente sem precisar administrar tanta coisa.
Confirmado pelo próprio porta-voz do Google Workspace, Javier Soltero para o The Verge, a novidade ainda está em desenvolvimento pela equipe.
Ou seja, em breve o usuário terá acesso aos recursos do Google Meet diretamente pelo Duo. Vamos explicar como vai funcionar essa fusão.
- EUA quer forçar Google a Vender o Chrome
- Circule para Pesquisar Google pode ter novo visual e funcionalidades
- Google Gemini: Usuário Recebe Resposta Chocante Após Conversa
O Google Duo é o aplicativo que vai se manter mais intacto, já o Google Meet terá uma mudança de nome em seu aplicativo, se chamando Meet Original, porém mesmo com a mudança de nome, ele será descontinuado.
Chamado por muitas pessoas de Meet, o nome oficial será apenas Google Meet. Essas mudanças podem não parecer grandes, mas foram todas confirmadas pela própria Google.
Todas essas mudanças foram explicadas por Dave Citron, que é o diretor de produtos para vídeos do Google, também para o The Verge, ele disse:
“O aplicativo móvel Duo tinha muita sofisticação, especialmente em mercados emergentes, onde a conectividade de rede era escassa ou altamente variável.
Na web, é diferente Meet é a plataforma web muito mais desenvolvida, de modo que forma a base do novo sistema combinado. Mas em ambos os casos, a ideia é 100% da funcionalidade. Forças combinadas e nenhum usuário deixado para trás”.
Segundo a própria Google, essa integração pode ajudar a solucionar uma questão frequente na vida dos usuário, que é a sobrecarga de ter muitos aplicativos em execução.
Ou seja, ter diversas opções para coisas similares em seus dispositivos móveis, o que pode frustrar alguns usuários.
Nas palavras do próprio Javier, ele diz:
“O que tem sido realmente importante é entender como as pessoas fazem a escolha de qual ferramenta usarão, com que finalidade, em qual circunstância.
É realmente importante e poderoso poder chegar dessa maneira e permitir que cada um decida se deseja ser alcançado ou não, em vez de ter que gerenciar todas essas identidades diferentes e lidar com as consequências.”
Não é novidade a descontinuação de aplicativos, afinal a empresa já tem um histórico de criar e enterrar muitas coisas.
Esse costume, pode acabar prejudicando a Google comercialmente, isso por que os usuários podem perder tempo com dúvidas sobre qual aplicativo usar, enquanto isso um concorrente pode simplesmente vir com apenas uma opção e deixar todos eles para trás.
Então, apesar de tudo que foi falado sobre a fusão, é interessante acompanhar os próximos passos do Google para sair na frente em meio aos rivais no segmento de videochamadas e comunicação remota.
Mesmo com a fusão, podemos aguardar algumas das novidades que foram anunciadas para a plataforma, vamos ver uma delas abaixo.
IA vai melhorar as vídeo chamadas
o Google Meet terá um aprimoramento nos recursos de imagem, som e compartilhamento de conteúdo, todas essas novidades que já chegam esse ano
Entre elas, está a restauração da imagem de perfil e também da transmissão do vídeo, o que resolve problemas causados pela ausência de luz, webcams de baixa qualidade ou conectividade de rede ruim.
Esse processamento acontecerá através da nuvem, trazendo mais qualidade nas reuniões. No Google Documentos, os resumos automatizados estarão integrados ao Space, permitindo que os usuários acompanhem de maneira rápida e eficiente o que perderam nas conversas.
Com a melhoria na iluminação, as videoconferências terão um ganho considerável, sendo uma coisa que os usuários de Google Meet pedem muito.
Mesmo que essas novidades tenham sido anunciadas para o Google Meet, podemos aguardar que elas serão implementadas na futura fusão dos dois aplicativos.
Agora diga para nós, você costuma usar o Google Duo ou o Meet? Ficou feliz coma notícia da fusão? Diga para nós nos comentários abaixo.
Fonte: The Verge