Google Sabrina (Chromecast 4): tudo o que já sabemos

Tudo a respeito do Chromecast 4, ou conhecido até agora como Google Sabrina. Preço, especificações, data de lançamento e mais.
Avatar de Redação
22/09/2020 às 11:37 | Atualizado há 4 anos
google android tv sabrina

O Chromecast do Google é um pequeno dispositivo útil que permite transmitir aplicativos do seu celular, tablet ou laptop diretamente para a tela da TV. Com a iteração anterior chegando em 2018, há muito que queríamos uma versão atualizada. Mas o que o Chromecast 4 poderia oferecer que a versão atual não oferece?

Os últimos vazamentos revelam que seu codinome é ‘Sabrina’ e virá com um controle remoto e interface para Android TV quando for lançado no final deste mês. Pode ser simplesmente chamado de ‘Chromecast com Google TV’. Será um verdadeiro TV Box.

Quando o Google Sabrina Chromecast será lançado?

O normal para o Google atualizar sua linha de Chromecast seria na conferência anual do Google I/O da empresa realizada em maio, quando também esperávamos o Pixel 4a.

Em vez disso, porém, está chegando em um novo evento Launch Night In dia 30 de setembro às 15h (horário de Brasília), onde o Google já confirmou que “aprenderemos mais sobre nosso novo Chromecast, alto-falante inteligente mais recente e novos telefones Pixel.”

Isso significa que ele será lançado junto com o Pixel 4a (5G), Pixel 5 e a nova caixa de som Nest Home.

Quanto vai o Google Sabrina Chromecast custo?

O atual possui duas versões, sendo a full HD $ 35 e a versão Ultra oferecendo streaming de 4K, custando $ 69.

O protocolo diz que “especialistas da indústria” não identificados esperam que o dongle do Google para Android TV tenha um preço em torno ou abaixo de US $ 80.

Agora temos um trio de preços divulgados com o 9to5Google registrando um preço de US $ 49,99 por meio do Home Depot. No entanto, as listagens no Walmart e Target sugerem um preço de US $ 59 via Droid-Life e Android Police.

Claro, não é apenas o Google que vende dispositivos de streaming e você pode ver o que os rivais têm a oferecer em nosso resumo das melhores caixas de streaming.

Quais recursos irão O Google Sabrina Chromecast tem?

Controle remoto e Android TV

Por sua própria natureza, um Chromecast é um dispositivo simples. Não há controles ou outros elementos de interface, em vez disso, tudo é enviado do seu smartphone, tablet ou laptop. Isso pode mudar se os rumores no 9to5 Google forem precisos.

Eles afirmam que o próximo Chromecast pode vir com um controle remoto físico que libera os usuários de usar seus dispositivos pessoais. Obviamente, para que isso funcionasse, também seria necessária uma interface na tela, que é outra coisa incluída no relatório.

Ele sugere que o Google vai empregar seu software Android TV, dando ao Chromecast uma sensação muito mais próxima de empresas como Roku, Apple TV e o altamente popular TV de fogo.

Há rumores de que a marca mudará do Android TV para o Google TV.

Os detalhes que vazaram via XDA nos dão uma boa visão de como o novo Chromecast funcionará, começando com sua forma oblonga, passando do design redondo usado anteriormente. Parece que ele virá em uma escolha de cores preto, branco e pêssego com acabamento fosco (veja acima).

As listas de varejo sugerem as cores chamadas ‘Rock Candy’, ‘Como Blue’ e ‘Summer Melon’.

Parece que o Chromecast 4 pode usar a marca Nest, embora não saibamos como será chamado além do codinome ‘Sabrina’.

Controle remoto Google Sabrina

É importante ressaltar que agora damos uma boa olhada no controle remoto, que tem um botão redondo na parte superior com pelo menos seis botões abaixo para itens como voltar, casa e Google Assistente. É uma reminiscência daquele fornecido com o fone de ouvido Google Daydream View VR.

Esta imagem adicional do dongle e do controle remoto via WinFuture mostra todo o controle remoto, que contará com botões dedicados para YouTube e Netflix. Há também um botão liga / desliga e um botão de fonte que podem ser para sua TV.

Chromecast com Google TV

Executar na Android TV significa que Sabrina terá uma interface para interagir, em vez de simplesmente transmitir conteúdo de dispositivos como seu smartphone.

Ele mostrará listas de TV e filmes, resultados do Google Assistant, integração com produtos como campainhas Nest e YouTube TV completa com uma guia ao vivo para mostrar o que está passando na Fox e NBC (para usuários dos EUA).

Interface do Google Sabria Android TV

Esses detalhes vêm de uma compilação de firmware de pré-lançamento que incluiu um vídeo de marketing para Sabrina. É datado de 10 de outubro de 2019, portanto, é importante observar que muito disso pode ter mudado agora.

Também temos mais detalhes do XDA, incluindo que o dongle da Android TV será executado em um chipset Amlogic S905X2 e 2 GB de RAM. Esse processador é popular para dispositivos Android TV e pode lidar com 4K a 60 fps sobre HDMI 2.1, reprodução de vídeo HDR com suporte HDR10, HLG e Dolby Vision.

O vazamento também revela que o botão estrela no controle remoto (acima) será personalizável, então os usuários provavelmente podem configurá-lo para lançar seus serviços de streaming favoritos com um toque. O Google também parece estar trabalhando em um ‘Modo de baixa latência automático’, que as TVs podem rotular como um modo de jogo e pode significar que é apresentado como um dispositivo para o Google Stadia.

Compatibilidade com Wi-Fi 6

Outra área óbvia onde o Chromecast pode ser atualizado é a conectividade Wi-Fi. O Chromecast 3 atualmente tem recursos 802.11ac (Wi-Fi 5), então não deveria estar além do reino da fantasia ver isso intensificado para o 802.11ax ou Wi-Fi 6 mais recente e mais poderoso.

Os detalhes XDA obtidos por meio do firmware não confirmam isso, apenas que ele usará um SoC Amlogic e oferecerá suporte a Dolby Vision.

Para obter mais detalhes sobre por que isso seria uma coisa boa, leia nosso guia de Wi-Fi 6.

Compatibilidade do Google Stadia

Rumores do Chromecast 4

Isso é mais algo que gostaríamos de ver do que qualquer boato que esteja circulando atualmente. No momento em que este artigo foi escrito, apenas o Chromecast Ultra é compatível com o serviço de streaming de jogos do Google.

Presumivelmente, isso se deve ao fato de a empresa desejar que todos tivessem os melhores recursos visuais disponíveis para a plataforma relativamente nova. Verificar a página de perguntas frequentes do Stadia revela a seguinte declaração:

“Atualmente, qualquer Google Chromecast Ultra é compatível com o Stadia. Você também precisará de um controlador Stadia e acesso ao Stadia para jogar com o Chromecast Ultra. Fique atento a futuros anúncios sobre compatibilidade de dispositivos adicionais.”

Esperançosamente, esta última linha abre as portas para um novo Chromecast 4 com recursos do Stadia. Não será possível reproduzir 4K HDR a 60fps como no Ultra, mas as configurações reduzidas de 1080p ou 720p disponíveis no Stadia podem ser uma opção.

Para saber mais sobre jogos de streaming, descubra como obter o Google Stadia gratuitamente ou confira nosso guia com os melhores serviços de streaming de jogos.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ