Governo da Malásia bane diversos conteúdo no Meta e TikTok em 2023

Aumento recorde de restrições no TikTok e Meta na Malásia em 2023, contradizendo promessas governamentais de liberdade de expressão em 2022. Críticos questionam a coerência, dada a plataforma reformista anunciada.
Avatar de André Luiz
18/12/2023 às 10:41 | Atualizado há 4 meses
Governo da Malásia bane diversos conteúdo no Meta e TikTok em 2023 1

A Malásia registrou um número recorde de conteúdo restrito nas plataformas do TikTok e da Meta em 2023, todos eles em resposta a solicitações do governo. Um relatório da Reuters destaca que, nos primeiros seis meses de 2023, houve um aumento nas solicitações oficiais do governo malaio para remover postagens e contas nas redes sociais. Isso é visto como irônico por alguns, uma vez que a administração do primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, chegou ao poder em novembro de 2022 com uma plataforma reformista e promessas de proteger a liberdade de expressão.

Até agora, o governo negou as alegações de irregularidades, esclarecendo que suas ações foram tomadas para conter postagens provocativas relacionadas a raça, religião e monarquia.

Nos primeiros seis meses de 2023, a Meta restringiu aproximadamente 3.100 páginas e postagens no Facebook e Instagram de usuários malaios. Essas restrições foram supostamente violações de leis locais, de acordo com os dados publicados no Relatório de Transparência bianual da empresa. Comparado aos seis meses anteriores, o número de restrições de conteúdo de janeiro a junho de 2023 é seis vezes maior, sendo o mais alto desde que a empresa começou a relatar as restrições de conteúdo na Malásia em 2017.

A TikTok, da ByteDance, também divulgou um relatório semelhante, declarando ter recebido 340 solicitações do governo malaio para remover ou restringir conteúdo entre janeiro e junho de 2023, afetando 890 postagens e contas. O TikTok removeu ou restringiu 815 desses casos por violação das leis locais ou das diretrizes da plataforma. Novamente, esse é o número mais alto desde que a empresa começou a relatar as solicitações da Malásia em 2019, segundo os dados apresentados.

No total, as restrições do TikTok nos primeiros seis meses de 2023 triplicaram em relação ao segundo semestre de 2022. A Malásia fez mais solicitações para restringir conteúdo no TikTok do que qualquer outro governo do Sudeste Asiático, como apontam os dados.

Em resumo, o aumento significativo das restrições de conteúdo nas plataformas TikTok e Meta na Malásia tem chamado a atenção. Embora o governo malaio afirme que suas ações buscam conter postagens provocativas sobre raça, religião e monarquia, alguns questionam a coerência dessas medidas, considerando a promessa de proteção à liberdade de expressão feita pela administração do primeiro-ministro Anwar Ibrahim.

Nota do editor: o Tekimobile utiliza IA na produção de conteúdos para o site, saiba como e porque usamos nesse artigo.

Com informações

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ