Para coincidir com o lançamento do Android 11 e como parte da conferência de desenvolvedores da empresa em 10 de setembro, a Huawei exibiu o próximo grande lançamento de sua experiência do usuário Android: a EMUI 11.
Embora o Harmony OS esteja definido para servir como a próxima grande mudança de paradigma na plataforma de software da Huawei, mudanças mais imediatas vêm como parte desta atualização mais recente de sua experiência de usuário existente do Emotion UI baseada em Android, atualmente encontrada em smartphones e tablets da empresa; trazendo uma série de ajustes cosméticos e funcionais para a mesa.
Quais recursos o EMUI 11 tem?
A mudança do EMUI 10.1 para o EMUI 11 não deve afastar os usuários existentes da Huawei de forma alguma. No mínimo, os aspectos do EMUI 11 foram projetados para informar melhor a interação do usuário – portanto, é mais fácil manter o controle de onde você esteve e como suas ações afetam a navegação em um dispositivo que ostenta o EMUI 11.
Aqui está um resumo dos recursos mais notáveis do EMUI 11:
Novas opções de AOD
Começando com a primeira coisa que você geralmente verá em um telefone compatível, a Huawei adicionou novas opções de personalização e personalização para a configuração do Display sempre ligado no EMUI 11.
Leia também:
Você encontrará novas categorias como ‘Artístico’, que apresentam estilos de relógio com nomes de artistas famosos e estilos de arte que os influenciaram, como ‘Mondrian’ e ‘Memphis’. A diferença é que você tem uma seleção de paletas de cores para escolher para personalizar esses novos AODs e há ainda uma opção para extrair cores de destaque de sua câmera ou galeria.
Se as novas adições não forem adequadas ao seu gosto, você também tem a opção de usar suas próprias imagens, com AODs agora suportando animações sutis na forma de fotos ao vivo ou GIFs.
Interface revisada da galeria
Ao visualizar a guia Fotos no aplicativo Gallery nativo da EMUI, agora você pode alternar rapidamente entre a visualização do mês e do dia apertando para dentro e para fora com dois dedos. Uma nova animação muda a IU de acordo, para que você possa manter o controle de onde as imagens estão em sua linha do tempo.
A guia Álbuns, por sua vez, apresenta um layout 4: 3 revisado que a Huawei descreve como “mais enérgico” e vem com novas opções de classificação.
Seletor de fonte de áudio
Direto do Android 11, ao reproduzir áudio enquanto várias saídas de áudio estão visíveis para o telefone ou tablet que você está usando, você encontrará um switcher de áudio de acesso rápido.
Isso aparece na aba de notificações ou como um pop-up e permite que você alterne para sua fonte de áudio preferida com apenas um toque.
Multi-janela mais inteligente
Em parte uma evolução de um recurso existente e em parte uma medida à prova de futuro, a funcionalidade de múltiplas janelas da EMUI foi expandida para a v11.
Agora você pode arrastar as janelas flutuantes ativas, redimensioná-las e minimizá-las na ‘Bola rápida’, que fica ao lado da tela, então você tem a opção de cortar e alterar quais aplicativos em janela você deseja alternar, quase em qualquer lugar em toda a IU, junto com a capacidade de entrar e sair do modo de tela dividida com um simples gesto de pressionar e arrastar.
Em dispositivos de exibição maior, como telefones dobráveis e tablets, há espaço para dois aplicativos flutuantes serem executados lado a lado.
Aplicativo de bloco de notas aprimorado
Agora você tem a opção de extrair texto de imagens, seja da galeria do seu dispositivo ou diretamente da câmera. O recurso ainda oferece suporte a documentos de várias páginas, para que você possa ‘digitalizar’ e extrair texto de fontes extensas de uma só vez.
Existem novas opções para exportar como um arquivo Word e a capacidade de passar rapidamente o texto extraído por meio do Huawei Share.
Colaboração em tela múltipla 3.0
Como uma extensão dos novos recursos do aplicativo Notes, aqueles com vários dispositivos compatíveis com EMUI 11 e colaboração entre vários dispositivos ativada podem abrir o Bloco de notas em seu tablet, tocar no ícone da câmera e selecionar a câmera de seu telefone no menu. A câmera do telefone conectado será aberta e pode ser usada para extrair texto de uma fonte analógica em tempo real.
Relacionado: Melhores telefones Huawei 2020
Este acesso de câmera cruzada (e microfone) também está chegando a outros aplicativos, como MeeTime e aplicativos de chat de vídeo potencialmente de terceiros no futuro.
A funcionalidade de várias janelas mencionada anteriormente, quando usada em conjunto com o MSC 3.0, agora também oferece suporte a até três aplicativos executados em um PC simultaneamente.
Outros recursos notáveis no (ou chegando ao) EMUI 11
Suporte a periféricos de terceiros no MeeTime – Suporte sem fio para sistemas como o KanDao Meeting 360 ° e a câmera de ação Drift Ghost 4K +.
Suporte mais amplo ao país do MeeTime – O MeeTime está atualmente disponível para usuários na China, Tailândia, Malásia, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Arábia Saudita e África do Sul, mas também chegará à Alemanha, França, Itália, Espanha e Polônia em um futuro próximo.
Suporte a dispositivos MeeTime mais amplo – Embora o MeeTime já seja compatível com os dispositivos P Series, Mate Series e MatePad recentes, o recurso promete se expandir para mais produtos Huawei, incluindo wearables.
Elenco de Segurança – Transmita sua tela sem que notificações sejam exibidas também.
Álbum Oculto – Um álbum protegido dentro do aplicativo Gallery que permanece fora de vista e é protegido pela autenticação do usuário (rosto, impressão digital, PIN etc.)
Memorando Oculto – Da mesma forma que o Álbum Oculto, você pode proteger notas selecionadas por trás da autenticação do usuário.
Animações “Oner” – Animações de interface do usuário mais informativas que ajudam a informar o usuário onde ele estava e como sua ação o levou até onde ele está agora em aplicativos EMUI selecionados, como telefone, calendário, galeria e Huawei Health.
Ícones ao Vivo – Mais elementos animados da interface do usuário, principalmente no discador do aplicativo Phone, no bloco de notas e no Music
Vibrações sincronizadas – Novos padrões de vibração compostos para melhor corresponder às filas de áudio que suportam, para uma maior experiência tátil.
Permissões mais rígidas do aplicativo – A permissão ‘Sempre permitir’ do aplicativo agora está intencionalmente enterrada no menu de configurações (para que ainda possa ser ativada se desejado) em favor das permissões “Permitir este tempo” e “Permitir apenas durante o uso”.
O histórico de permissões, histórico de acesso e registros de lançamento de aplicativos agora são opções acessíveis ao usuário para maior transparência.
Quais dispositivos estão recebendo EMUI 11?
Embora o cronograma para quando cada dispositivo receba uma atualização para EMUI 11 (ou Magic UI 4 no caso de dispositivos Honor) não seja concreto, todos os dispositivos viáveis qualificados para atualização estão listados abaixo:
- Huawei Mate 30 Pro
- Huawei Mate 30 Pro 5G
- Huawei Mate 30
- Huawei Mate 30 5G
- Design Huawei Mate 30 RS Porsche
- Huawei Mate 20
- Huawei Mate 20 Pro
- Huawei Mate 20 X
- Huawei Mate 20 X (5G)
- Huawei Mate 20 Porsche RS
- Huawei Mate X
- Huawei Mate Xs
- Huawei P40
- Huawei P40 Pro
- Huawei P40 Pro +
- Huawei P40 Lite
- Huawei P30
- Huawei P30 Pro
- Huawei Nova 7 SE
- Huawei Nova 7
- Huawei Nova 7 Pro
- Huawei Nova 6
- Huawei Nova 6 5G
- Huawei Nova 5T
- Huawei Nova 5
- Huawei Nova 5 Pro
- Huawei Nova 5Z
- Huawei Nova 5i
- Huawei Nova 5i Pro
- Huawei MatePad Pro
- Huawei MatePad
- Huawei MediaPad M6
- Honor 30
- Honor 30 Pro
- Honor 30 Pro +
- Honor 30S
- Honor V30
- Honor V30 Pro
- Honor V20
- Honra 20
- Honor 20 Pro
- Honor 20S
- Honor 20 Youth Edition
- Honor 9X
- Honor 9X Pro
Leia a seguir: análise do Huawei P40 Pro