A qualidade das câmeras tem melhorado cada vez mais com o passar do tempo, tudo graças a tecnologia. E agora a Huawei está desenvolvendo uma tecnologia de aberturas variáveis nas câmeras. Não é a primeira vez que vemos isso nos celulares, vamos saber mais abaixo.
- Huawei P50 e P50 Pro lançados com Snapdragon 888, Kirin 9000 e Harmony OS
- Honor 50 é lançado com Apps Google e câmeras potentes
Huawei usará abertura variável nas câmeras
A Samsung já usa essa tecnologia em alguns celulares e a Sony possui a mesma tecnologia no Xperia 1 III e no Xperia 5 III. Além dessas, várias outras gigantes usam essa tecnologia, porém agora é a vez da Huawei. Por anos ela já é conhecida por possuir câmeras de ultima geração nas séries P e Mate, então não é difícil acreditar que as novas aberturas vão chegar nesses modelos.
No início desse ano, a Huawei Technologies registrou uma patente na Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO). A documentação estava intitulada como Aperture, Camera module and Electronic Device e foi lançada em 19 de agosto.
Essa patente detalha a abertura variável que será trazida a novos dispositivos, ela funciona como lâminas de abertura, ajustando a luz que entra na câmera. Para ter uma ideia dela, veja abaixo as imagens do talentoso designer gráfico Technizo Concept que deu vida as imagens com renderizações 3D
Leia também:
Como funciona essa tecnologia?
O ajuste de lentes torna possível o quanto de luz vai entrar na câmera. Desse modo, profundidade e exposição podem ser controlados com mais precisão. Para entender melhor, quanto maior for a abertura de uma câmera, mais desfocado a imagem fica. A noite, uma câmera com maior abertura, garante uma melhor foto por receber mais luz.
Toda essa tecnologia de ajuste de abertura é algo bem profissional. E a Huawei está usando 6 lâminas de abertura, que podem deslizar facilmente e assim focar com precisão. Lembrando que a tecnologia não é nova, visto que a Samsung já usou no Galaxy S9 a mesma funcionalidade com 8 lâminas de abertura. Porém, na época a tecnologia ainda era um pouco mais limitada, hoje ela já está mais avançada.
A documentação também especifica sobre como será feito a movimentação das lentes. Visto que os smartphones são menores, não há espaço na caixa para usar um motor ultrassônico ou um motor de passo. Em vez disso a a Huawei quer usar um driver em miniatura, que é suportado por uma bobina e um ímã de acionamento, e assim realiza a movimentação das lentes. Veja o documento completo clicando aqui.
Quais celulares vão ter a nova tecnologia?
A Huawei ainda não especificou quais lentes vão ter a tecnologia. Então pode envolver várias câmeras desde grande angular até teleobjetivas. Para se ter uma ideia melhor a Technizo Concept implementou quatro câmeras adicionais. Imaginando câmeras grande angular, ultra grande angular, mono, telefoto e uma câmera ToF 3D.
Para deixar as renderizações ainda mais elegantes foi adicionado um flash de anel, que pode fornecer luz auxiliar suficiente para as fotos. Agora só o tempo dirá como vai chegar essa nova tecnologia e em que celulares ele vai estar.
Fonte: LetsGoDigital, Technizo Concept