Embora ainda esteja disfarçado, sinais da existência do Huawei Mate 40 já estão começando a se materializar.
A Huawei tem uma estratégia de lançamento chamada de “carro-chefe duplo”, com sua série P na primavera e sua série Mate chegando todo outono, embora rumores sugiram que pode aparecer um pouco mais tarde do que o normal este ano.
Em setembro de 2019, o Mate 30 Series foi anunciado e foi o primeiro telefone a entrar em conflito com a proibição do comércio dos EUA, o que significava que não haveria serviços do Google, apesar da presença do Android 10 no intervalo.
E como a proibição não mostra sinais de ser suspensa, é perfeitamente possível que a Huawei tenha que seguir em frente com seus próprios serviços rodando no Android de código aberto.
Você deve saber que a empresa está desenvolvendo seu próprio sistema operacional interno, chamado HarmonyOS, mas, por enquanto, ele continua com o Android; instalando sua própria app store – a App Gallery – e usando seus próprios aplicativos para substituir alguns dos serviços ausentes do Google.
Relacionado: EMUI 11 prático
É um grande pedido para que os desenvolvedores disponibilizem seus aplicativos na App Gallery da Huawei, mas esse parece ser o plano da empresa no momento. Também está trabalhando abertamente com a Xiaomi, Vivo e Oppo para criar uma alternativa chinesa ao Google Play.
Independentemente disso, você ainda não conseguirá acessar o Google Maps, YouTube ou outros aplicativos do Google que dependem dos serviços do Google instalados no telefone (embora suas contrapartes de navegador móvel permaneçam inalteradas).
Quando sai o Mate 40?
- Data de lançamento prevista: 12 ou 13 de outubro
Originalmente, o lançamento foi pensado para ser em setembro, mas um vazamento do Weibo sugeriu que ele foi adiado até outubro de 2020.
Agora, com todos os sinais apontando para um anúncio em meados de outubro, o Mate 40 será colocado contra o iPhone 12, que deve ser revelado no evento Hi, Speed da Apple.
No mesmo dia do evento da Apple de 15 de setembro (onde foi lançado o Apple Watch 6, SE e o novo iPad), o CEO do consumidor da Huawei foi às redes sociais para prometer que a próxima série Mate será, “o que todos vocês estavam esperando para “e que devemos” ficar atentos, o que implica novos anúncios em um futuro próximo.
Temos algumas notícias empolgantes para você …
A próxima geração #HuaweiMate em breve – Fique ligado! 1/2 pic.twitter.com/6QGgZFz1zJ– Huawei Mobile UK (@HuaweiMobileUK)
15 de setembro de 2020
Em um relatório separado do Nikkei Asian Review, fontes afirmam que as novas restrições dos EUA significam que a TSMC, a principal empresa de produção de chipsets da Huawei, atrasou a produção de chipsets e não receberá novos pedidos por um bom tempo.
As fontes afirmam que isso pode resultar em um atraso de um ou dois meses no processo de fabricação enquanto a Huawei avalia outras opções, embora não esteja claro quanto efeito isso terá no lançamento: pode afetar apenas a data de lançamento (o data em que os primeiros clientes recebem as suas encomendas, essencialmente).
É possível, então, que pudéssemos ver o lançamento do Mate 40 atrasado para o final de 2020. Qualquer posterior poderia causar conflito com o lançamento do Huawei P50 provisoriamente nomeado, em algum momento do próximo ano.
Com o P40 e o P40 Pro agora entre nós, ainda sofrendo os efeitos da lista de entidades, também há uma pequena chance de que o Mate 40 não consiga um lançamento global e, em vez disso, fique confinado à China e outros mercados que não não exija GMS (Google Mobile Services) para começar.
Quanto custará o Mate 40?
Mais uma vez, quaisquer números neste estágio são pura especulação, mas, de forma simples, custará o mesmo que outros telefones principais. Pensamos que a Huawei poderia baixar o preço do Mate 30 por causa da ausência do Google, mas não o fez – o telefone ainda custava tanto quanto seus rivais.
A questão mais relevante é Onde você poderá comprar um.
Atualmente, o foco da Huawei está em seus wearables, fones de ouvido e laptops no Reino Unido. O Mate 40 pode vir para o Reino Unido e Europa, vamos ter que esperar para ver.
Quais recursos / especificações o Mate 40 oferecerá?
No momento, existem muito poucos. Uma é que será o primeiro telefone (variedade de telefones, para ser exato) a usar o processador Kirin de próxima geração.
Isso pode parecer óbvio, mas a Huawei Central diz que fontes da indústria estão relatando que o chip já está em produção experimental, que está usando um processo de 5 nm e que é baseado na arquitetura ARM A77.
A Huawei patenteia um novo design de smartphone com uma câmera selfie sob a tela, tela de borda ultracurva, sem botões físicos nas laterais
(patente: https://t.co/Neq9DrhHTE) pic.twitter.com/bLxQLlBFf6
– Ben Geskin (@BenGeskin)
2 de junho de 2020
No início de junho, o conhecido vazador de tecnologia baseado no Twitter, Ben Geskin, compartilhou um documento de patente chinesa – obtido pela primeira vez pela LetsGoDigital – que mostra um smartphone aparentemente sem botões que aparentemente possui uma câmera selfie sob a tela.
Acrescente a isso as bordas fortemente curvas da tela e o contorno da câmera circular visto nas renderizações e não é preciso ser um detetive para imaginar que estamos diante de uma encarnação do Huawei Mate 40 ou Mate 40 Pro.
Avancemos para agosto e, graças ao informante estabelecido @OnLeaks, e os sites HandsetExpert e Pricebaba, recebemos uma série de renderizações CAD de alta resolução representando o Mate 40 e o Mate 40 Pro – completo com bordas circulares de câmera.
E aí vem sua primeira olhada no # HuaweiMate40!
Como de costume, vídeo 360 ° + 5K lindos renderizações, em nome do novo Parceiro @handsetexpert!
-> https://t.co/xd4IGse2Vn pic.twitter.com/Vst0uqq96A
– Steve H.McFly (@OnLeaks)
3 de agosto de 2020
Uma câmera periscópica parece estar em jogo no conjunto de câmeras quádruplas do Pro, enquanto os dois telefones também carregam uma câmera frontal de lente dupla, semelhante ao P40.
E agora seu primeiro olhar para o # HuaweiMate40Pro!
Vídeo 360 * + lindas renderizações 5K, em nome dos meus amigos @Pricebaba!
-> https://t.co/zi0yQLCduv pic.twitter.com/uKVWMYa9Zh
– Steve H.McFly (@OnLeaks)
3 de agosto de 2020
Mudando de renderizações para componentes reais, o GSM Arena localizou uma série de imagens no Weibo que mostram o que parecem ser os módulos de câmera reais destinados ao Mate 40 e ao Mate 40 Pro.
Os designs parecem decididamente adequados para o Mate, nomeadamente graças ao elemento circular em cada um, no entanto, este é definido dentro de uma estrutura retangular, que pode ser visível na parte de trás do telefone ou pode simplesmente ajudar a alojar as câmeras dentro de suas respectivas séries Mate 40 corpos.
Algo que nenhum render representou até agora foi um recorte para o que se supõe ser o arranjo do sensor de zoom telefoto retangular – presente apenas no módulo da câmera destinado ao Mate 40 Pro.
A película protetora desses componentes também alude a algum tipo de tecnologia 3D, embora isso possa ser simplesmente interpretado como a marcação para o sensor ToF de cada câmera – usado para percepção de profundidade ao adicionar bokeh em fotos de retrato.
E é isso. Na verdade, não existem outros rumores ou vazamentos notáveis para lançar alguma luz neste estágio, sugerindo o que mais pode mudar ou ser melhorado.
Voltando à nossa lista de desejos para o Mate 40, os serviços do Google estão obviamente lá, mas gostaríamos de vê-los oferecer melhorias no departamento de câmeras – que, se essas renderizações forem indicativas, podem haver algumas significativas. É improvável que qualquer pessoa que possua uma P30 Pro deseje a Mate 30 Pro como sua lente de zoom, basicamente a que você encontrará no Mate 20 Pro (e ainda mais antiga P20 Pro) – ótica 3x.
Com o P40 Pro + chegando com o primeiro zoom ótico 10x do setor, o Mate 40 (Pro) precisará melhorar seu jogo significativamente.
Verifique regularmente os últimos vazamentos e rumores do Mate 40 Series.
Leia a seguir: Melhores novos telefones chegando em 2020