Apesar das restrições impostas pelos EUA e outros países, a Huawei segue firme com os de smartphones, graças a uma série de lançamentos e ao domínio da empresa na China. A Huawei tende a apresentar sua nova linha de produtos Mate no segundo semestre do ano. Algumas renderizações do Huawei Mate 40 foram vazadas mostrando um enorme módulo para as câmeras.
As renderizações do Huawei Mate 40 Pro mostram que o dispositivo possui um enorme calombo circular na parte traseira para acomodar as câmeras, semelhante ao usado no OnePlus 7T, embora seja notavelmente maior o da Huawei. Eles também confirmam a presença de uma tela em cascata no Mate 40 Pro, com cerca de 6,7 polegadas de tamanho. O Mate 30 Pro tinha um entalhe que abriga sensores de infravermelho para desbloqueio facial, mas com o Mate 40 Pro, a Huawei está deixando o entalhe em favor de um duplo furo. Felizmente, apesar da tela em cascata, a Huawei incluirá botões físicos de volume e energia no Mate 40 Pro.
Espera-se que o celular tenha cerca de 9 mm de espessura, com a espessura saltando para 10,4 mm ao redor da corcova da câmera. As especificações da câmera do Mate 40 Pro não são conhecidas, mas as renderizações mostram claramente uma lente de câmera periscópica.
Quanto ao Huawei Mate 40, as renderizações mostram que o dispositivo possui um design muito semelhante ao Mate 40 Pro, embora em tamanho menor. Diferentemente da variante Pro, o Mate 40 normal deve apresentar uma tela curva de 6,4 polegadas.
A série Huawei Mate 40 deve ser anunciada em setembro ou outubro. As especificações detalhadas de ambos os dispositivos ainda não são conhecidas e será interessante ver quais componentes a Huawei usa dentro deles, pois não pode mais obter chips do TSMC devido ao regras de exportação alteradas dos EUA.