Na semana passada foram revelados os Galaxy S20 Ultra e o Xiaomi Mi 10, sendo atualmente os smartphones com câmeras mais potentes do mercado, ambos com sensores de 108 MP fabricados pela Samsung. Assim, a expectativa par ao novo topo de linha da Huawei, que vem dominando essa área nos últimos, só cresce. Novos rumores apontam que o Huawei P40 virá com um novo sensor da Sony de 52 MP, com mais tecnologias que os da Samsung.
Os rumores sugerem que a próxima série Huawei P40 poderá ser equipada com o sensor Sony IMX700. Este sensor teria uma resolução de 52MP; portanto, menos da metade dos pixels do Galaxy S20 Ultra e Xiaomi Mi 10 Pro mencionados anteriormente. O sensor também usaria o mesmo filtro de cores RYYB que encontramos no Huawei P30 Pro.
Porém, vale notar que quantidade de MP não é tudo e, no caso dos modelos da Samsung e Xiaomi, a maior vantagem deles ficam principalmente por conta da possibilidade de dar incrível zoom nas imagens, 100x no modelo da Samsung e 50x no da Xiaomi, usando uma técnica hibrida de zoom ótico e digital. Por outro lado, quem iniciou essa corrida, usando a combinação de um sensor comum e ponte com um sensor com periscópio — assim como o S20 Ultra usa — e conseguia um fantástico zoom de 10x. A Huawei tem know-how para essa briga.
- Mate 70 inicia reservas com 1.8 milhão de entradas registradas
- Huawei Mate 70 reservas superam 1 milhão e modelo Pro esgota
- Huawei BE 3: Roteador Wi-Fi 7 com ótimo custo-benefício
Os rumores sugerem que o Sony IMX700 tem um grande sensor de 1/1.33, o mesmo tamanho dos sensores de 108 MP da Samsung, com suporte para a tecnologia que combina de 16 pixels (4 × 4). Em outras palavras, a maior unidade de tamanho de pixel fotossensível pode ser combinada para cerca de 4,48 μm. Apenas citando, a câmera DLSR profissional Canon EOS 70D possui um pixel de 4.09 µm. Claro, na câmera é um pixel real, não “simulado”, mas isso é só para termos ideia do avanço que estamos presenciando em termos de câmeras em smartphones.
Para efeito de comparação, o sensor de 108 megapixels do Galaxy S20 Ultra suporta integração de 9 pixels (3 × 3), formando um único pixel grande de até 2,4 μm; enquanto isso, o sensor de 108 MP do Xiaomi Mi 10 suporta a integração de 4 pixels (2 × 2), com um tamanho de pixel único de 1,6 μm.
Portanto, de acordo com as informações divulgadas até agora, o próximo carro-chefe da série Huawei P40 deve ter uma vantagem sobre os outros dois aparelhos anunciados recentemente. O tamanho maior de pixel único da Sony, de 4,48 μm, seria capaz de produzir melhores imagens em condições de pouca luz; em comparação com os 2,4 μm e 1,8 μm da Samsung.
Por fim, o P40 Pro também deve ser equipado com uma lente ultra grande angular de 40 megapixels, uma lente de periscópio óptico variável de 10x e uma lente de detecção profunda ToF.