▲
- Vazaram imagens e informações detalhadas do headset de realidade estendida Samsung Galaxy XR, desenvolvido em parceria com o Google.
- Você poderá conhecer o design, especificações técnicas e funcionalidades avançadas do dispositivo antes do lançamento oficial.
- O lançamento do Galaxy XR pode ampliar as opções para consumidores interessados em realidade estendida e tecnologia imersiva.
- Com recursos como telas micro-OLED 4K e controle por olhos, mãos e voz, o dispositivo promete uma experiência imersiva e inovadora.
O aguardado headset de realidade estendida (XR) da Samsung, que promete ser um rival direto do Apple Vision Pro, teve detalhes e imagens vazados. As informações mostram o design e as especificações técnicas deste aparelho que é desenvolvido em parceria com o Google. A Samsung já confirmou que o lançamento do produto ocorrerá ainda este ano, prometendo novidades para o mercado de headsets VR.
Em dezembro de 2024, Google e Samsung apresentaram o Project Moohan, o primeiro protótipo de headset XR desenvolvido em conjunto. A Samsung cuidou do hardware, enquanto o Google forneceu o sistema operacional, que é o Android XR. Com base no Project Moohan, a gigante sul-coreana está desenvolvendo um headset XR para consumidores.
Este dispositivo deve ser lançado como Samsung Galaxy XR, e a empresa confirmou seu lançamento até o final de 2025. Até então, o Project Moohan havia sido exibido em algumas ocasiões, revelando muitos detalhes. No entanto, poucas informações estavam disponíveis sobre a versão comercial do headset, além de sua janela de lançamento.
Agora, um vazamento extenso sobre o próximo headset XR da Samsung revelou renderizações, detalhes de hardware e software, preço e muito mais. Essas informações dão uma ideia clara do que esperar do dispositivo. As imagens vazadas do Galaxy XR mostram o aparelho de todos os ângulos, e ele se parece bastante com o protótipo Project Moohan.
Tela, Áudio e Processador do Samsung Galaxy XR
O Galaxy XR virá com duas telas micro-OLED, uma para cada olho. Cada tela terá uma resolução 4K, resultando em uma densidade de pixels de 4.032 PPI (pixels por polegada). Isso significa que as duas telas combinadas somarão cerca de 29 milhões de pixels.
Para efeito de comparação, o Apple Vision Pro oferece um total de 23 milhões de pixels em suas duas telas. A Samsung promete uma experiência visual com “imagens vívidas e cores realistas”.
O headset incluirá escudos de luz destacáveis ao redor das telas. Estes escudos têm a função de bloquear a visão do mundo exterior, proporcionando uma experiência de usuário mais imersiva. Além disso, o dispositivo contará com dois alto-falantes.
Haverá um alto-falante em cada lado, esquerdo e direito, e cada um terá um woofer e um tweeter. Para a captação de áudio, o Galaxy XR terá quatro microfones localizados na parte inferior, capazes de capturar som vindo de todas as direções.
Em relação ao processador, o Galaxy XR utilizará o Qualcomm Snapdragon XR2+ Gen 2. Este é o mesmo processador usado no Project Moohan, o que já era esperado. Para a conectividade de dispositivos Samsung, essa escolha de chip reforça o desempenho.
Controles e Sensores do Headset XR
O Galaxy XR permitirá o controle do headset através dos olhos, mãos e voz. Para o reconhecimento de gestos manuais, o aparelho possui quatro sensores na parte frontal: um no canto superior esquerdo, um no superior direito, um no inferior esquerdo e um no inferior direito. Além disso, há dois sensores na parte inferior do headset, próximos ao recorte do nariz.
Para o rastreamento do movimento dos olhos, existem duas câmeras com LEDs infravermelhos dentro de cada recorte da tela, totalizando quatro câmeras. Elas serão capazes de detectar a posição da pupila. Os quatro microfones na parte inferior, que capturam som em todas as direções, também serão importantes para a interação.
Uma característica interessante é que o headset conseguirá separar os padrões de fala. Isso significa que ele poderá diferenciar o que o usuário diz do que as pessoas ao redor estão falando. O Galaxy XR virá com dois controles, que podem ser vistos nas imagens vazadas.
Esses controles contam com 6 DoF (graus de liberdade) e analógicos, além de oferecerem feedback háptico. Eles também serão capazes de rastrear os movimentos do usuário com precisão. Uma atualização da One UI pode trazer recursos de controle ainda mais refinados.
No lado esquerdo do headset, há um conector de energia para a bateria externa do aparelho. No lado direito, encontra-se um touchpad. Segundo o site Android Headlines, tocar e segurar irá recentralizar o conteúdo, enquanto tocar duas vezes fará o headset alternar entre o VR Mode e o Pass-Through Mode.
Na parte superior do headset, há dois botões, um à esquerda e um à direita. O botão esquerdo é para controle de volume, e o direito é chamado de “Top Button”. Um toque simples nesse botão exibirá todos os aplicativos, e um toque prolongado ativará o assistente Gemini. Na parte inferior, existem saídas de ar, provavelmente para auxiliar na dissipação do calor do SoC.
Detalhes da Bateria e Conforto
Na parte frontal do dispositivo, há duas câmeras adicionais que servem para capturar o ambiente ao redor do usuário, juntamente com um sensor de profundidade. Este sensor permitirá que o headset compreenda melhor o ambiente, identificando, por exemplo, paredes e objetos.
Conforme os relatos, o Galaxy XR oferecerá uma autonomia de 2,5 horas para reprodução de vídeo e duas horas para uso geral. Isso o posiciona como uma opção interessante, embora a vida útil da bateria seja um fator importante para o valor de revenda.
De acordo com o Android Headlines, o Galaxy XR pesará 545 gramas. As imagens vazadas mostram que ele terá uma faixa de cabeça ajustável. Esta faixa foi projetada para distribuir o peso do headset, evitando que a carga recaia sobre o nariz ou as têmporas do usuário.
A faixa de cabeça contará com um dial para ajuste do comprimento, garantindo um encaixe perfeito. A Samsung teria utilizado muitas almofadas no design, o que deve tornar o headset muito confortável de usar, mesmo por períodos mais longos.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via SamMobile