MediaTek busca licença para fornecer Huawei apesar das restrições dos EUA

Empresa tem a Huawei como principal cliente, porém, dificilmente governo americano irá ceder para a Mediatek.
Avatar de André Luiz
28/08/2020 às 11:49 | Atualizado há 4 anos
MediaTek busca licença para fornecer Huawei apesar das restrições dos EUA 1

A MediaTek anunciou que solicitou uma licença com o governo dos EUA para fornecer chips a Huawei, apesar das recentes sanções que restringem a cadeia de suprimentos da gigante chinesa de tecnologia.

Para quem não sabe, a administração Trump apertou ainda mais as restrições à Huawei. A mudança veio para proibir a empresa de usar qualquer ferramenta ou equipamento de fabricação americana sem que o fornecedor adquirisse uma licença especial do governo dos EUA. Apesar das sanções serem dirigidas à Huawei, os efeitos também foram sentidos pela fabricante de chips taiwanesa, que também perdeu seu valor de ações no mercado.

De acordo com um relatório da Reuters, os analistas afirmaram que a MediaTek pode estar entre as empresas mais afetadas pelos fatos recentes. A empresa afirmou que seguirá o regulamentos comerciais globais e também solicitou permissão para fornecer a Huawei após 15 de setembro de 2020. Desde que a Huawei perdeu a TSMC como sua principal fornecedora de chips, a MediaTek viu um aumento nos pedidos da empresa chinesa, então está claro por que a empresa não iria querer perder um cliente tão importante.

Embora ainda não se veja como o governo dos EUA responderá a isso, parece altamente improvável que a MediaTek receba uma licença especial. No passado, outros fabricantes de chips como a Qualcomm também tentaram obter permissão para negociar com a Huawei. Os Estados Unidos se posicionaram firmemente contra empresas chinesas como Huawei e ZTE, com recentes regulamentações comerciais que até testaram seu relacionamento com seus respectivos fornecedores.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ