MediaTek faz primeiro teste ao vivo do Wi-Fi 7

Avatar de André Luiz
19/01/2022 às 09:30 | Atualizado há 3 anos
MediaTek faz primeiro teste ao vivo do Wi-Fi 7 1

A MediaTek anunciou hoje a primeira demonstração ao vivo da tecnologia Wi-Fi 7 do mundo, com destaque para os recursos de seu próximo portfólio de conectividade Wi-Fi 7 Filogic. A iniciativa inclui duas demonstrações do Wi-Fi 7 para os principais clientes e parceiros da indústria para apresentar as velocidades super-rápidas e a transmissão de baixa latência da tecnologia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O lançamento do Wi-Fi 7 marcará a primeira vez que o Wi-Fi poderá ser um verdadeiro substituto de rede fixa/Ethernet para aplicativos de altíssima largura de banda”, afirma Alan Hsu, vice-presidente e gerente geral da área de conectividade inteligente da MediaTek.

“A tecnologia Wi-Fi 7 da MediaTek será a espinha dorsal das redes domésticas, de escritório e industriais e fornecerá conectividade perfeita para tudo, desde aplicativos de realidade aumentada/realidade virtual multiplayer, games na nuvem e chamadas com streaming de 4K a 8K e muito mais”.

MediaTek faz primeiro teste ao vivo do Wi-Fi 7 4

As demos promovidas pela MediaTek mostram como sua tecnologia Wi-Fi 7 Filogic pode atingir a velocidade máxima definida pelo IEEE 802.11be e demonstram sua tecnologia de operação multilink (MLO).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tecnologia MLO agrega vários canais em diferentes bandas ao mesmo tempo para deixar claro como o tráfego de rede ainda pode fluir perfeitamente, mesmo em caso de interferência ou congestionamento na transmissão. Essa tecnologia será fundamental para fornecer streaming de vídeo, jogos e qualquer outra aplicação que exija taxa de transferência constante, sustentada e em tempo real.

“Acesso mais rápido à Internet de banda larga e aplicativos mais exigentes, como streaming de vídeo de alta resolução e jogos de realidade virtual, impulsionam a demanda por Wi-Fi 6, Wi-Fi 6E e, em breve, Wi-Fi 7”, explica Mario Morales, vice-presidente do grupo de semicondutores da IDC.

“Os avanços do Wi-Fi 7 em largura de canal, QAM e novos recursos, como operação multilink (MLO), tornarão o Wi-Fi 7 muito atraente para dispositivos, incluindo smartphones, PCs, equipamentos de consumo e mercados verticais, como varejo e indústria, à medida que os provedores de serviços começam a implantar um espectro mais amplo de hotspots nesses segmentos de mercado.”

A MediaTek está envolvida no desenvolvimento do padrão Wi-Fi 7 desde a sua criação, e a empresa é uma das primeiras a adotar a tecnologia Wi-Fi 7. “Os consumidores de hoje querem uma conexão Wi-Fi sempre disponível, confiável e rápida para muitas aplicações, como videochamadas, entretenimento de TV 4K/8K, jogos em tempo real e outros”, avalia Moon Ho Lee, presidente da Korea Mercury.

“A tecnologia Wi-Fi 7 da MediaTek atenderá à necessidade atual de todos os aplicativos que os consumidores desfrutam hoje e abrir as portas para futuros aplicativos AR/VR que ainda nem imaginamos.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Wi-Fi 7 é único porque oferece recursos completamente novos em todos os espectros disponíveis para uso de Wi-Fi, incluindo 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. O Wi-Fi 7 oferecerá velocidades 2,4 vezes maiores que o Wi-Fi 6 – mesmo com o mesmo número de antenas – já que o Wi-Fi 7 pode utilizar canais de 320 Mhz e suportar a tecnologia de modulação de amplitude de quadratura (QAM) 4K.

Outros recursos notáveis ​​do Wi-Fi 7 incluem MLO para reduzir a latência transmitindo Wi-Fi em várias bandas, além de funcionalidades de unidade de recursos multiusuário (MRU) para evitar e mitigar fortes interferências.

Os produtos com Wi-Fi 7 devem chegar ao mercado a partir de 2023.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.