Meta Desenvolve Robôs Humanóides com IA para Afazeres Domésticos

Conheça os robôs humanóides da Meta que prometem transformar as tarefas domésticas, inspirados na icônica Rosey dos Jetsons.
Robôs humanoides com IA
Robôs humanoides com IA
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Meta está investindo pesado no desenvolvimento de robôs humanoides com IA para tarefas domésticas, buscando trazer à vida o sonho de Rosie, a robô dos Jetsons. A empresa de Mark Zuckerberg está criando uma divisão focada em usar modelos de inteligência artificial para atividades como dobrar roupas e lavar a louça. Será que em breve teremos um robô para nos ajudar em casa?

Meta aposta em robôs humanoides com IA para facilitar o dia a dia

A Meta está desenvolvendo um robô humanoide com inteligência artificial com o objetivo de auxiliar nas tarefas domésticas. De acordo com o report da Bloomberg, a Meta estaria criando uma nova divisão dentro da Reality Labs, focada no uso de seus modelos de IA para realizar atividades como dobrar roupas ou colocar a louça na lava-louças.

A ideia é que a Meta desenvolva o software, os sensores e a inteligência artificial dos robôs, e que outras empresas fiquem responsáveis pela fabricação. Inicialmente, os robôs não serão vendidos com a marca Meta. A empresa já estaria em negociação com empresas de robótica como a Unitree Robotics e a Figure AI para o projeto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O diretor de tecnologia da Meta, Andrew Bosworth, declarou que a empresa já investiu bastante na Reality Labs e em inteligência artificial para alcançar avanços na robótica. Ele ainda afirmou:

Acreditamos que expandir nosso portfólio para investir neste campo só agregará valor à Meta AI e aos nossos programas de realidade mista e aumentada.

Leia também:

Para liderar essa iniciativa, a Meta contratou Marc Whitten, ex-CEO da Cruise, como vice-presidente de robótica. Whitten também tem experiência com Microsoft, Unity e Amazon, e a Meta espera que ele aplique seus conhecimentos no novo projeto. Essa mudança está alinhada com os objetivos da empresa de usar realidade aumentada e inteligência artificial para transformar as tarefas domésticas e trazer conceitos mais futuristas para o presente. Além disso, a Meta anunciou o projeto Aquaman, com um cabo submarino.

Empresas de tecnologia estão de olho nos robôs domésticos

A Meta não é a única empresa de tecnologia interessada em robôs domésticos. A Apple também estaria considerando adicionar robôs ao seu portfólio de casas inteligentes, e esse pode ser o próximo grande projeto da empresa. Para saber mais, confira os principais lançamentos da Apple e novidades da Powerbeats Pro 2. O Google também tem investido em pesquisas e publicado artigos sobre robótica.

Esses investimentos de grandes empresas mostram que o conceito de Rosie, a robô dos Jetsons, está cada vez mais perto de se tornar realidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora os detalhes ainda sejam escassos, podemos esperar mais informações sobre o projeto da Meta nos próximos meses. As mudanças chegam em um momento em que a Microsoft encerra suporte aos processadores Intel de 10ª geração, mostrando um movimento constante de renovação tecnológica.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.