Hoje (22) a Microsoft está anunciando o Surface Pro 8, que é a maior atualização de sua linha de Surface Pro com tecnologia Intel desde o Surface Pro 3 em 2014. Ele deu um salto para uma tela de 120 Hz com engastes mais finos, suporte para Thunderbolt 4 e um novo teclado que abriga perfeitamente uma Surface Slim Pen 2 nova. Vamos ver mais sobre isso abaixo.
- Surface Laptop Studio é o novo laptop poderoso e, potencialmente, gamer
- Microsoft anuncia Surface Duo 2 com SD 888 e três câmeras
Surface Pro 8 com tela de 13 polegadas
A Microsoft pegou uma das melhores partes do Surface Pro X e acrescentou mais coisas. O PixelSense Flow Display de 13 polegadas, é maior do que o de 12,3 polegadas encontrada na maioria dos outros dispositivos Surface Pro, além de ter uma resolução mais alta. O monitor também suporta Dolby Vision e Adaptive Color Technology
A tela maior ajuda a reduzir as laterais dele, tornando parecido com o modelo Pro X. Mas a parte mais importante até agora são os 120 Hz que ela oferece. Embora ainda funcione com 60 Hz, ela mudará automaticamente para 120 Hz, em tarefas por toque e caneta.
O Surface Pro 8 fará uso do novo recurso Dynamic Refresh Rate do Windows 11. Para se ter uma ideia a taxa de atualização dinâmica opera de forma semelhante aos monitores ProMotion da Apple com alta taxa de atualização, permitindo que a tela oscile entre diferentes taxas de atualização, dependendo das tarefas. O objetivo é aumentar o desempenho da tinta no dispositivo e tornar a rolagem baseada em toque muito mais suave.
Além das novidades o teclado Surface Pro Signature também inclui uma Surface Slim Pen 2 que é semelhante à combinação de teclado e caneta encontrada no Surface Pro X. Ela é carregada na base do teclado e inclui um motor háptico embutido que tenta replicar a sensação de escrever no papel. Ela diminui a latência e melhora a precisão ao esccrever.
Dentro dele as coisas são mais interessantes. A Microsoft está finalmente dando suporte ao Thunderbolt 4, e eliminando a porta USB-A obsoleta. O Pro 8 será enviado com duas portas USB-C Thunderbolt 4 e a porta normal do Surface Connect para carregamento. Ou seja, você pode conectar o Surface Pro 8 a vários monitores 4K, usar armazenamento externo de alta velocidade ou até mesmo conectar a uma GPU externa para transformar este tablet em um PC para jogos.
Ele permitirá escolher entre os processadores Intel Core i5 e Core i7 quad-core de 11ª geração. Além de modelos com Core i3 e LTE. O modelo básico incluirá 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, indo até 32 GB de RAM e 1 TB de armazenamento. A Microsoft diz que o Surface Pro 8 é 40 por cento melhor do que o Surface Pro 7 no desempenho da CPU e 74 por cento mais rápido no lado gráfico.
A Microsoft diz que a bateria vai durar 16 horas, mas essas estimativas nunca condizem com o uso no mundo real. A Microsoft está começando a aceitar encomendas do Surface Pro 8 hoje, e ele será lançado em 5 de outubro com preço de $ 1.099,99 (aprox. R$ 5.800,00 sem impostos).
Fonte: The Verge