A Microsoft está estendendo a garantia do Xbox Elite Wireless Controller Series 2, o controle premium dele estreou ano passado, de acordo com um documento de suporte vazadop pelo Windows Central. Antes, o período de garantia do controle era de apenas 90 dias, mas agora está sendo estendido para um ano, que cobre todo o período desde o lançamento do controlador em novembro do ano passado. A alteração também é retroativa, ou seja, se você pagou por um conserto antes, será reembolsado até 31 de outubro.
A Microsoft diz que isso ocorre porque uma “pequena porcentagem” de clientes experimentou problemas mecânicos com o controlador, o que é compreensivelmente frustrante em um controlador que custa US $ 179,99. No início desta semana, foi relatado que o Elite Wireless Controller Series 2 se tornou o assunto de um processo de ação coletiva devido a problemas com joysticks “drifting”, em que os joysticks analógicos registram a entrada mesmo quando os usuários não os tocam. O processo estava acontecendo por mais tempo, visando vários outros controladores do Xbox.
Notavelmente, a Microsoft não é a única empresa sob pressão por questões semelhantes. A Nintendo está enfrentando uma ação de classe semelhante contra seus controladores Joy-Con pelo mesmo motivo. Em resposta, a empresa começou consertando Joy-Con de graça, mesmo fora do período de garantia, se surgisse algum problema com as baquetas analógicas, o que a empresa ainda parece estar fazendo com base em nossas experiências.
A ação contra a Microsoft afirma que os problemas decorrem de um problema com o potenciômetro no mecanismo do joystick. Com as mudanças na política de garantia, a Microsoft pode ser capaz de se isentar das acusações relacionadas ao processo, embora ainda devamos ver se as versões mais recentes do controlador tiveram a causa raiz corrigida.