Microsoft vai transmitir jogos para PC, igual ao Google Stadia

A empresa vai usar a mesma tecnologia que o Google usava no seu finado console que funciona nas nuves
Avatar de André Luiz
20/09/2023 às 10:52 | Atualizado há 7 meses
Microsoft vai transmitir jogos para PC, igual ao Google Stadia 1

Antes de matar o Google Stadia, a empresa divulgou o serviço oferecendo a desenvolvedores de games uam demonstração da tecnologia que eles usavam no Stadia, com o intuito de “passar para frente” a tecnologia usada. Esse serviço “White Label” chamou a atenção da Microsoft, que tem trabalhado na capacidade de transmitir jogos de PC pela nuvem da mesma forma que o Stadia estava tentando fazer, através da plataforma do Xbox Cloud.

O projeto “Immersive Stream for Games” do Google pegou o que funcionava sobre o Stadia – a tecnologia – e tentou usá-lo como uma forma de desenvolvedores e empresas entregarem jogos diretamente aos clientes sem ter que construir sua própria infraestrutura. A AT&T usou a tecnologia para dar aos seus clientes acesso a Batman: Arkham Knight, bem como Control. A Capcom também usou o Immersive Stream para oferecer uma demonstração gratuita de Resident Evil: Village.

Como se vê, a ideia gerou uma conversa dentro da Microsoft, já que O Verge Relatórios.

Documentos da batalha legal em andamento da FTC revelam que o CEO da Microsoft, Satya Nadella, enviou um e-mail para Phil Spencer (chefe do Xbox), Kareem Choudry (chefe de jogos em nuvem do Xbox) e Sarah Bond (chefe de experiência do criador do Xbox) na equipe do Xbox em relação aos relatos de que o Google estava trabalhando em uma versão branca do Stadia, perguntando como a Microsoft poderia fazer algo semelhante.

Microsoft vai transmitir jogos para PC, igual ao Google Stadia 6

Divertido, Satya mandou a equipe 9to5Googlecobertura dos rumores de marca branca.

Em e-mails de acompanhamento de Phil Spencer e do resto da equipe, foi revelado que a Microsoft poderia usar o Azure para fazer a mesma coisa que o Google estava tentando fazer. Os e-mails também mostram que, em julho de 2021, a empresa estava realmente trabalhando para transmitir jogos para PC, e esse trabalho parece continuar até hoje.  O The Verge cita o acordo com a EE que a Microsoft assinou que traria jogos para PC por meio de um serviço de nuvem, mas a EE não tem sua própria oferta de jogos em nuvem. Isso não é exatamente uma confirmação, mas é um forte indício de que a Microsoft pode estar trabalhando em uma espécie de serviço de marca branca.

Um longo e-mail de Phil Spencer também comparou como o Azure poderia lidar com a mesma reutilização que o Stadia estava fazendo com os serviços de nuvem do Google. O executivo também comentou sobre a “falta de progresso” que o Google estava vendo com o Stadia e como ele ficou surpreso com isso, dizendo anteriormente que sentia que o Google estava tentando transformar o Stadia em um SKU do Google Cloud e acabar com seu [first-party] serviço.”

Microsoft vai transmitir jogos para PC, igual ao Google Stadia 7

Em outra parte dos documentos do caso da FTC, comentários do líder do Stadia, Dov Zimring, confirmaram que foi a falta de jogadores e jogos em um “ciclo autossustentável” que levou à morte do Stadia.

Via

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ