O governador republicado de Montana, Greg Gianforte, baniu definitivamente o TikTok, na última quarta feira. De acordo com a lei sancionada, lojas digitais como Google Play Store e Apple App Store agora estão proibidas de manter e oferecer o download do aplicativo.
- WhatsApp agora tem senha ou digital nas conversas
- PGR pede investigação contra Google e Telegram após ação contra PL
TikTok é banido de Montana nos Estados Unidos
Ainda na lei que foi sancionada, os usuários que desacatarem a lei e utilizarem o aplicativo, podem receber uma multa prevista de US$ 10 mil. As novas regras, entram oficialmente em vigor no dia 1º de janeiro de 2024.
Em seu pronunciamento, Greg Gianforte disse que a lei vai “proteger os cidadãos de Montana da vigilância do Partido Comunista Chinês”. O governador também destacou que uma segunda lei deve entrar em vigor no dia 1º de junho e ela impede o uso do TikTok em smartphones do governo.
Comentando o banimento estadual, os representantes do TikTok negaram qualquer ligação com o governo chinês.
Já a União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU) disse que a lei é inconstitucional e provavelmente será questionada na Suprema Corte.
Leia também:
Com esta proibição, o governador Gianforte e o legislativo de Montana atropelaram a liberdade de expressão de centenas de milhares usuários do estado que usam o aplicativo para se expressar, postar informações e administrar seus pequenos negócios. Tudo está sendo feito em nome de um sentimento anti-China.
Lembrando que esse não é o primeiro político, e provavelmente não será o último, que tenta banir o aplicativo do estado ou até mesmo do país.
Fonte do TikTok ficará mais moderna
De acordo com publicação no blog oficial da rede social, a TikTok Sans, fonte usada no aplicativo, terá formas mais lisas e simples, bem como abertura maiores e traços mais claros.
A empresa afirma que essas mudanças prometem tornar os textos mais legíveis e permitirão que eles se adaptem melhor a diferentes idiomas.
A nova fonte estará disponível primeiramente para:
- Inglês
- Espanhol
- Português
- Francês
- Alemão
- Italiano
- Indonésio
- Turco
- Vietnamita
A companhia também comentou que pretende adicionar mais línguas futuramente. Outro destaque foi para o espaçamento maior entre as letras e a altura elevada da linha, que deixam a leitura mais dinâmica e confortável para os usuários.
Além disso, para garantir mais acessibilidade e evitar que falsifiquem a fonte, o TikTok implementou um sistema antispoofing na TikTok Sans. O método é capaz de fornecer variações estilísticas para letras e números.
Agora diga para nós, o que achou sobre a decisão de Montana? Gostou das novidades que estão chegando ao app? Diga para nós nos comentários abaixo.
Fonte: Reuters