Netflix vê TikTok como concorrente e teme seu crescimento

Segundo acionistas, o tempo que os usuários gastam no TikTok, ao invés de estarem na Netflix, o torna uma grande concorrente.
Avatar de Priscila Paizano
21/07/2020 às 08:29 | Atualizado há 4 anos
netflix destaque

A Netflix mencionou o TikTok pela primeira vez na carta aberta de seus acionistas, divulgada com o relatório de lucros do segundo trimestre. O provedor de serviços de streaming menciona o TikTok como um concorrente que precisa ser levado a sério. A carta aberta escreveu: “O crescimento do TikTok é chocante, o que reflete a liquidez do entretenimento na Internet”. Segundo relatos, a Netflix geralmente raramente elogia seus concorrentes dessa maneira.

A Netflix (Netflix) foi criada em 1997 e atualmente é o maior provedor de serviços de streaming de rede nos Estados Unidos. É dona de muitos direitos autorais de filmes e séries de televisão e produziu dramas populares como “House of Cards” e “Black Mirror”. O relatório financeiro da Netflix contém algum conteúdo fixo sobre concorrência, especificamente contando concorrentes que podem ameaçar seu desenvolvimento. Em 2014, a Netflix acreditava que seus principais rivais vinham da indústria de TV tradicional, incluindo estações de TV como CBS e HBO. Um ano depois, a Netflix começou a incluir o Hulu e a Amazon entre os concorrentes.

Interesse em comprar o TikTok?

Netflix vê TikTok como concorrente e teme seu crescimento 2

Com o tempo, os oponentes da Netflix incluíram quase todos os produtos com os quais tomavam o tempo dos usuários, ao invés de assistirem a Netflix: do YouTube ao Facebook e até videogames. O quartzo informou que, além do YouTube, a Netflix nunca olhou para a ameaça representada por um aplicativo popular. Por exemplo, a Netflix nunca mencionou Instagram, Snapchat ou Twitch em seu relatório de ganhos. Portanto, a substituição do TikTok pela Netflix tem um significado incomum.

O TikTok está online desde 2018. De acordo com os dados da Sensor Tower, em abril de 2020, os downloads globais do TikTok e Douyin no ByteDance excederam 2 bilhões. Observe que Douyin é a versão chinesa do TikTok. Além disso, a ByteDance é a controladora da TikTok e da Douyin. Em junho, Kevin Mayer, ex-chefe do negócio de mídia de streaming da Disney, ingressou na TikTok como COO da Bytedance e CEO da TikTok.

Lembre-se de que o TikTok esteve no centro de controvérsias no que diz respeito à forma como ele lida com os dados do usuário. Existem indicações, especialmente dos EUA e da Índia, de que o TikTok pode estar comprometido. Atualmente, o TikTok foi banido na Índia. O país tem o maior download do TikTok do mundo. O governo americano também planeja proibir o TikTok. No entanto, há indicações de que, se a TikTok se tornar uma empresa americana, evitará a proibição. Tornar-se uma empresa americana significa ter seu servidor nos EUA e não na China. Por enquanto, não há indicação de nenhuma empresa americana tentando comprar o TikTok. No entanto, a menção recente da Netflix poderia ser uma demonstração de interesse?

Via Gizchina

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Priscila Paizano
É co-fundadora e administradora financeira do Tekimobile. Também escreve, principalmente dicas de tecnologia para iniciantes.
SUGESTÕES PARA VOCÊ