A parceria entre a Nokia e a Multilaser rendeu o lançamento do primeiro smartphone da nova Nokia no Brasil, marcando o retorno da gigante finlandesa. A empresa anunciou o Nokia 2.3 hoje (3), um smartphone básico com processador Mediatek e apenas 2 GB de RAM. Além disso, ele conta com câmera traseira dupla e bateria de 4.000 mAh.
Como acontece com a parceria da Xiaomi com a DL, a Nokia fez uma parceria com a empresa brasileira Multilaser. A empresa ficou responsável por distribuir e vender os aparelhos da Nokia, agora controlada pela HDM Global.
O Nokia 2.3 conta ainda com uma tela de 6,2 polegadas com resolução HD+ e notch em forma de gota. Além disso, ele lembra os velhos modelos da linha Lumia, cheio de cores. Outro ponto interessante é a presença de um botão dedicado para o Google Assistente. Por outro lado, em pleno 2020, ele não tem leitor de impressões digitais.
A câmera dupla traseira possui um sensor principal de 13 megapixels e um secundário que é, na verdade, apenas um sensor de profundidade. A câmera frontal é de 5 megapixels. A competição para o Nokia 2.3 não será fácil, atualmente é um mercado que tem o Galaxy A10 e o bem aceito Moto G8 Play.
Leia também:
O processador da Mediatek é o Helio A22 com quatro núcleos, além de 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno. Um ponto negativo é a presença do conector um micro USB.
O Nokia 2.3 vem de fábrica com Android 9 Pie, mas a empresa promete “atualizações de segurança por mais de três anos mensalmente e atualizações do sistema operacional por mais de dois anos” a partir da data de lançamento global. Isso significa que ele receberá correções até dezembro de 2022 e as próximas versões do Android.
Isso de fato é uma estratégia adotada pela Nokia desde que a marca foi relançada pela HMD.
Nokia 2.3 preço e disponibilidade
O Nokia 2.3 chega custando R$ 899 e já está disponível a partir de hoje nas lojas online da Nokia, Americanas, Submarino, Shoptime e Pernambucanas, nas cores verde, dourado e cinza.
E o preço está bom? Não, não está. Como comparamos agora pouco, ele está ligeiramente mais caro que o Moto G8 Play. Porém, o aparelho da Motorola tem um processador também da Mediatek, mas bem mais avançado e potente, com o dobro de núcleos e GPU mais potente. Uma câmera a mais de verdade que é uma ultrawide e mesmo a principal, embora também tenha 13 megapixels, possui uma abertura maior.
Ainda conta com câmera frontal melhor e leitor de impressões digitais, que o Nokia 2.3 não possui.
Especificaões Nokia 2.3
- Tela: 6,2 polegadas IPS LCD HD (720 x 1520)
- Processador: MediaTek MT6761 Helio A22 Quad-Core @ 2.0GHz
- Memória RAM: 2GB
- Armazenamento interno: 32GB
- Câmeras traseiras: 13MP + 2MP
- Câmera frontal: 5MP
- Bateria: 4.000 mAh
- Sistema operacional: Android 9 Pie (atualização para o próximo sistema é garantida pela Nokia)
- Dimensões: 157,7 x 75,4 x 8,7 mm
- Peso: 183g