▲
- A Nvidia confirmou o lançamento da RTX 5060 para o dia 19 de maio.
- Se você é gamer, essa nova placa pode ser uma boa opção com preço mais acessível.
- O lançamento pode impactar a escolha de placas de vídeo no mercado, principalmente entre gamers buscando custo-benefício.
- Este modelo pode ser uma alternativa à RTX 5060 Ti, atraindo mais usuários.
A RTX 5060 lançamento da Nvidia está cada vez mais próxima! Rumores indicam que a placa de vídeo pode chegar ao mercado já no dia 19 de maio. A expectativa é alta, principalmente por se tratar de uma opção mais acessível da nova série RTX 50, prometendo um bom custo-benefício para os gamers.
RTX 5060 Lançamento: O que esperar?
A Nvidia pode lançar mais uma placa de vídeo da série RTX 50. Enquanto a RTX 5060 Ti já está disponível, a RTX 5060 ainda não tem data de lançamento confirmada. No entanto, o site VideoCardz reporta que a RTX 5060, mais em conta, pode chegar já no dia 19 de maio. A Nvidia já teria confirmado a data e está trabalhando com seus parceiros nos detalhes finais.
E por falar em detalhes, a Nvidia supostamente definiu a data do embargo para o mesmo dia, 19 de maio. Isso significa que os potenciais compradores terão que decidir sem poder conferir as análises da placa antes. Essa pode não ser uma boa notícia para a placa de vídeo mais barata da série RTX 50.
A RTX 5060, com 8GB de memória de vídeo, pode ser lançada com um preço de MSRP de US$299, o mesmo preço da RTX 4060 da geração anterior. Apesar do preço similar, a RTX 5060 deve oferecer mais CUDA cores (3.840 contra 3.072), memória mais rápida (28 Gbps contra 17 Gbps) e maior largura de banda de memória (448 GBps contra 272 GBps). O TDP também será um pouco maior, de 145W.
Concorrência e Mercado
A RTX 5060 pode ser a placa de vídeo mais acessível da série RTX 50 por um bom tempo, já que não há rumores confirmados sobre modelos de entrada, como a RTX 5050 (a RTX 4050, por exemplo, nunca saiu das versões para notebooks). Será interessante observar como o mercado vai reagir ao lançamento e aos preços, ainda mais com a insatisfação em relação aos modelos RTX 5060 Ti com apenas 8GB de memória e os problemas recentes com os drivers da Nvidia. Aliás, a Microsoft também apresentou uma solução para problemas de alta utilização da CPU no Outlook, algo que pode impactar o desempenho geral do sistema.
Leia também:
A AMD planeja concorrer com as placas de vídeo mais acessíveis da Nvidia com a RX 9060 XT. A empresa já confirmou que fará anúncios de novos produtos no dia 21 de maio de 2025, durante a Computex 2025 em Taiwan. GPUs Radeon mais baratas podem ser reveladas por lá, junto com novos processadores Ryzen para PCs com Inteligência Artificial.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Via Neowin