Vivo está finalmente fazendo sua tão esperada estreia no mercado do Reino Unido, e está fazendo isso com um telefone antigo com um novo nome. O X50 Pro foi lançado ao redor do mundo há apenas alguns meses, mas hoje chega ao Reino Unido, Alemanha, França e Itália com um novo nome: Vivo X51.
Não se engane, este é o X50 Pro. Analisamos ambos os telefones e podemos confirmar que o hardware é idêntico – o X51 ainda tem a marca ‘Pro’ em seu módulo de câmera que foi usado para diferenciar o X50 Pro do X50 regular e ainda mais caro do X50 Pro +.
O X50 Pro é mais conhecido como o primeiro telefone do consumidor a incluir um gimbal minituarizado embutido em sua câmera principal – em vez de mover a lente da câmera, todo o módulo da câmera muda para o movimento contrário, resultando (em teoria) em vídeo mais estável e melhor fotos em baixa luz.
Além dessa câmera, o X51 tem um display AMOLED de 6,56 polegadas a 90Hz, uma bateria de 4315mAh e carregamento rápido de 33W. É tudo equipado com o Snapdragon 765G, com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Apesar dessas especificações, ele tem apenas 8 mm de espessura e 181g leve.
- Google cancelar Pixel Tablet 2
- WhatsApp aprimora página de registro de chamadas para usuários
- Opera e Spotify oferecem upgrade gratuito Spotify Premium por tempo limitado
O hardware do X51 é o mesmo do X50 Pro, exceto pelo fato de você estar limitado a apenas uma cor – Alpha Grey – e a uma configuração de 8GB / 256GB, sem nenhum sinal da opção de armazenamento de 128GB lançada na China. É uma pena, porque o preço inicial de £ 749 / € 799 para o telefone dói um pouco, e um modelo mais barato de 128 GB pode ter atenuado.
Então, o que mudou, além do preço? Simplesmente software. O X51 ainda roda o Funtouch OS da Vivo – baseado no Android 10, embora o suporte ao Android 11 esteja a caminho – mas foi ajustado para se adequar ao gosto europeu. Isso significa menos bloatware e uma IU mais limpa, e em nossa análise do X51 dissemos que é “muito perto de uma experiência Android pura”, o que é uma boa notícia.
O lançamento europeu da Vivo já era esperado há algum tempo. Faz parte da gigante chinesa de tecnologia BBK Electronics, junto com Oppo, Realme e OnePlus, todos os quais têm causado ondas nos mercados ocidentais há algum tempo.
Todas essas marcas tiveram sucesso – pelo menos até certo ponto – graças ao preço agressivo, mas por £ 749 / € 799 o X51 parece caro para um telefone de uma marca relativamente desconhecida com chipset Snapdragon 765G de gama média. Considerando que, no momento em que escrevo, você pode importar um X50 Pro a partir de £ 509, o preço do Reino Unido terá que cair em linha com rivais como o novo OnePlus 8T se a Vivo quiser ser competitiva.
A Vivo acaba de lançar a série V20 de médio alcance na Índia, por isso temos esperança de que o caro X51 logo terá a companhia de alguns companheiros mais acessíveis.