O Projeto Quantum da AMD poderia finalmente chegar com Zen 3 e Big Navi

Avatar de Redação
12/10/2020 às 16:55 | Atualizado há 4 anos
O Projeto Quantum da AMD poderia finalmente chegar com Zen 3 e Big Navi dentro

Lembra do Projeto Quantum? o protótipo personalizado de mini PC AMD que roubou os holofotes do lançamento da Radeon R9 Fury X na E3 2015? Depois de muita especulação ao longo dos anos de se a AMD algum dia lançaria o mini PC, parece haver uma pequena confirmação de que o projeto Quantum PC não está morto graças a um patente descoberta pelo usuário do Twitter PeteB. A patente foi registrada pela AMD no início deste ano e descreve o Projeto Quantum. O dispositivo é facilmente reconhecível graças ao seu design exclusivo.

A Radeon Fury X, com o codinome Fiji, era para ser a grande revelação na E3 2015 como um candidato potencial à GeForce 980 Ti da Nvidia, mas Fiji estava um tanto desanimador e, no final do show, a empresa encontrou fãs e jornalistas babando sobre o mini PC Quantum com resfriamento personalizado que a Team Red havia projetado como um protótipo para rodar jogos de RV. A AMD, no entanto, não pretendia vender o Quantum PC na época, pois seus próprios processadores FX baseados em Bulldozer careciam de instruções por ciclo (IPC) e prejudicariam as GPUs baseadas em Radeon Fury. Sempre houve a opção de incluir uma CPU Intel no produto público final, assim como no protótipo que a AMD exibiu, mas o Team Red decidiu atrasar quaisquer planos para um lançamento público do Quantum PC naquela época.

No entanto, os tempos mudaram muito desde então e a AMD pode acreditar que este é o momento certo para reviver o projeto, como a empresa afirma desempenho de liderança em jogos em CPUs. O próprio Zen de primeira geração teve um ganho de IPC de 52% sobre a arquitetura derivada do Bulldozer final, com o codinome Excavator, e com iterações significativas com o Zen 2 e o Zen 3, a liderança do IPC sobre o Bulldozer quase foi dobrada. Não só isso, mas as próximas GPUs RX 6000 Big Navi baseadas na arquitetura RDNA 2 também podem desafiar a Nvidia para o trono, e RDNA também provou ser uma arquitetura de jogos muito mais eficiente do que os derivados GCN como Fury.

Neste vídeo da E3 2015, os designers de PC AMD Quantum falam sobre suas ambições e objetivos de design com o Projeto Quantum.

YouTube video

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ