Desde o lançamento em 2015, o Windows 10 manteve uma aparência relativamente consistente. A Microsoft lança novas atualizações de ‘recursos’ duas vezes por ano, mas a maioria dessas alterações fica oculta nas configurações. Provavelmente, você precisará pesquisar as novidades a cada seis meses, e é improvável que mude a maneira como você usa o PC.
No entanto, tudo isso pode mudar nos próximos 12 meses. Como relata o Windows Central, a Microsoft está planejando uma grande revisão da interface de usuário do Windows 10 para 2021. É provável que o design seja semelhante ao do Windows 10X, o sistema operacional simplificado da Microsoft, que também deve ser lançado no ano que vem.
Algumas das grandes mudanças que esperamos envolvem áreas da IU que precisam ser atualizadas há algum tempo. O File Explorer permaneceu praticamente inalterado nos últimos cinco anos, enquanto o modo tablet ainda precisa fornecer uma experiência mais intuitiva em dispositivos 2 em 1. Algumas mudanças no menu Iniciar foram introduzidas na atualização de outubro de 2020, mas um redesenho mais radical está nos cartões por um tempo. Como relata o Windows Latest, melhorias na barra de tarefas, centro de ação e vários outros menus em todo o sistema operacional também são esperadas.
Com o codinome ‘Sun Valley’, a atualização deve chegar por volta desta época do ano que vem, potencialmente como a atualização de recursos de outubro. No entanto, pode ser a única grande atualização do Windows 10 de 2021. ZDNet diz que “o chegada de Windows 10X vai mudar o panorama do Windows em 2021 “.
Leia também:
No entanto, antes que você fique muito animado, há duas advertências importantes a serem observadas. Em primeiro lugar, a documentação interna que revela os planos da Microsoft não inclui detalhes sobre o que as mudanças envolvem. É provável que as mudanças estejam de acordo com a estrutura de ‘Design Fluente’ introduzida em 2017, mas pouco mais se sabe. A perspectiva dessas mudanças é promissora, mas resta saber até onde a Microsoft irá levá-la.
Além disso, e talvez mais significativamente, isso é simplesmente o que a Microsoft é na esperança para trazer para o Windows 10 em 2021. É raro que todos os recursos discutidos neste estágio inicial de desenvolvimento cheguem à versão final.
No entanto, parece um passo positivo em frente. Panos Panay, diretor de produtos da Microsoft que está liderando o projeto, disse que deseja “fazer com que as pessoas deixem de precisar (Windows) para amar e desejar (Windows)”. Fazer com que o Windows 10 pareça mais elegante e moderno é um passo significativo para alcançar isso.