OnePlus dobrável com 3 telas está sendo projetado

Smartphone da OnePlus poderá ser usado em diversas posições graças a duas dobradiças
Avatar de André Luiz
22/11/2021 às 09:10 | Atualizado há 2 anos
OnePlus dobrável com 3 telas está sendo projetado 1

A Samsung domina o mercado de dobráveis com modelos como o Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3. A Xiaomi também já lançou o Mi Mix Fold e a Huawei a série Mate dobrável. Enquanto muitos esperam a Apple, quem pode sair na frente é a OnePlus. De acordo com algumas patentes, a empresa está desenvolvendo um dobrável com três telas.

Celular dobrável OnePlus terá dobradiça dupla

O LetsGoDigital descobriu uma patente da Shenzhen OnePlus Technology para um celular dobrável de três telas, inventado por Gao Yang.

A documentação intitulada ‘Terminal móvel’ foi solicitada pela OnePlus na China no final de 2020, após a qual a publicação ocorreu em 20 de julho de 2021. Posteriormente, a documentação chinesa também foi incluída no Banco de Dados do World Intellectual Property Office (OMPI) para proteção global da tecnologia patenteada.

Para se ter uma ideia melhor deste smartphone de tela tripla da Oneplus, Parvez Khan, conhecido como Technizo Concept, criou uma série de renderizações baseadas nas imagens de patente.

Conceito do OnePlus "Tri-Fold"
Conceito do OnePlus “Tri-Fold”. (Imagem: Parvez Khan/Technizo)

É um telefone dobrável que consiste em três telas e uma dobradiça dupla, que pode ser dobrada de diferentes maneiras. Em sua forma mais compacta, o dispositivo tem tamanho de um celular norma, obviamente mais grosso.

Há uma dobradiça grande e uma menor. Na posição dobrada, a primeira parte do display cai sobre a pequena dobradiça, de modo que esta dobradiça também não fique visível quando dobrada. Como as dobradiças não são do mesmo tamanho, o dispositivo oscilará ligeiramente quando você estiver deitado sobre a mesa em uma posição totalmente desdobrada. Isso ocorre em parte porque a carcaça da primeira parte do display é mais espessa que as outras duas partes.

Vários métodos dobráveis aumentam os recursos do usuário

A primeira parte do visor pode ser dobrada sob a segunda parte. Juntas, essas duas partes de exibição são tão grossas quanto a terceira parte do display. Fala-se de múltiplas posições dobráveis. Por exemplo, deve ser possível expandir total ou parcialmente o dispositivo, dependendo de como o usuário deseja usar o dispositivo.

Quando o celular dobrável é totalmente aberto, o usuário recebe uma grande tela do tamanho de um tablet à sua disposição. Isso beneficia a versatilidade do dispositivo.

A OnePlus também parece ver uma chance de colocar o dispositivo em um triângulo. Desta forma, ele pode ser usado por vários usuários ao mesmo tempo, em uma mesa por exemplo. Em linha com a primeira parte da tela, a OnePlus integrou um toca-discos rotativo, que pode ser clicado na terceira parte do display para que o dispositivo possa permanecer na posição do triângulo. De um lado do display, por exemplo, um vídeo do YouTube pode ser visualizado, enquanto o outro lado pode, por exemplo, mostrar um aplicativo de mensagens ou navegador de internet.

Caso se torne muito difícil aplicar uma grande tela flexível, então com base na documentação, a OnePlus também poderia optar por aplicar vários displays – como sabemos do Microsoft Surface Duo, por exemplo.

Ainda não está claro quando a OnePlus apresentará seu primeiro dobrável. Possivelmente, o ‘OnePlus Fold’ chegará em 2022. De qualquer forma, é óbvio que a empresa primeiro introduzirá um celular dobrável com apenas duas telas, pois teoricamente ainda não existe quem faça um projeto com três telas em larga escala.

Via Letsgodigital

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ