R.I.P Youtube Vanced: equipe anuncia fim do aplicativo

Desenvolvedores do Youtube Vanced foram forçados a parar o desenvolvimento devido a pressões, provavelmente vindas do Google (Youtube)
Avatar de André Luiz
14/03/2022 às 09:55 | Atualizado há 3 anos
youtube vanced

O famoso aplicativo YouTube Vanced, que permite assistir vídeos do Youtube sem anúncios e ouvir músicas em segundo plano, chegou ao fim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A equipe por trás do projeto anunciou ontem, 13, que o “Youtube Vanced foi descontinuado.”

Nos próximos dias, os links de download no site serão retirados. Sabemos que isso não é algo que você queria ouvir, mas é algo que precisamos fazer. Obrigado a todos por nos apoiarem ao longo dos anos. Diz o anúncio no Twitter.

Já na conta do Telegram, eles deram mais detalhes sobre o assunto. Eles disseram que chegaram a essa decisão depois que receberam uma cartinha – provavelmente dos advogados do Youtube – “pedindo” para desistirem do app e dar fim na distribuição e desenvolvimento do mesmo. Cheirinho de processo no ar.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Youtube Vanced prejudica criadores de conteúdo

O grande problema por trás do Youtube Vanced era seu bloqueador de anúncios. Embora eles sempre enfatizaram que a principal função era seu uso para ouvir músicas em segundo plano, muitos procuravam o aplicativo simplesmente para fugir dos anúncios nos vídeos, sem precisar pagar uma assinatura do Youtube Premium.

O problema é que sem anúncios, criadores de conteúdo da plataforma deixam de receber monetização. Ironicamente, o lugar onde mais se acha maneiras de baixar o Vanced, é justamente pelo Youtube.

Além de anúncios atendidos pelo YouTube que aparecem antes e durante um vídeo, segmentos de patrocinadores que são nativamente integrados e falados pelos criadores também poderiam ser ignorados.

Enquanto isso, no Youtube Vanced, que modificou o aplicativo oficial do YouTube para implementar um adblocker, também adicionou outros recursos Premium, como reprodução em segundo plano e video em miniatura em uma janela flututante (PiP).

O aplicativo também inclui um tema preto AMOLED, controles de brilho/volume de swipe e  a capacidade de restaurar contagens de antipatia. Uma versão do YouTube Music de Vanced também foi desenvolvida, enquanto o processo de instalação envolveu vários APKs via sideload para obter a experiência completa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.