Os novos recursos do iOS 14 da Apple têm uma coisa importante em comum: eles já estão disponíveis no Android há algum tempo.
Revelado no evento WWDC dia 22 de junho, a Apple liderou uma conferência de imprensa detalhando todos os recursos da última atualização do sistema operacional para a linha do iPhone – que já estão à venda. Os principais destaques incluem uma biblioteca de aplicativos atualizada, a capacidade de personalizar widgets na tela inicial e novos recursos de acessibilidade, como software de tradução e atualizações para o Apple Maps.
O principal recurso da atualização do sistema operacional é a App Library, que organiza automaticamente seus aplicativos em grupos e listas, permitindo que você esconda aplicativos selecionados na tela inicial principal.
App Library = Gaveta de aplicativos do Android
Isso é uma “releitura” da gaveta de aplicativos do Android, embora a Apple afirme que a App Library é mais avançada em seu sistema de agrupamento – afinal a Apple é muito melhor. Além disso, o iOS 14 agora permite que você altere os aplicativos padrão (como e-mail) para um provedor de terceiros, novamente algo que já é padrão no Android há algum tempo.
Leia também:
Widgets do iOS sempre existiram no Android e também no Windows
Enquanto isso, os novos widgets trazem um novo visual para as telas iniciais do iPhone – na verdade, lembra os antigos layouts do Windows (RIP). Mas, mais uma vez, a capacidade de ter um widget maior para o clima, sua agenda ou e-mails está no Android há o que parece uma eternidade – então o iOS realmente não se destaca aqui.
Picture-in-picture é igual ao… Picture-in-picture
Outro recurso duplicado é o vídeo picture-in-picture, o que significa que você pode assistir a trailers e transmissões ao vivo enquanto envia mensagens de texto para amigos e navega em outros aplicativos, mesmo usando o FaceTime. Embora o picture-in-picture não esteja disponível em todos os telefones Android, ele foi introduzido no Android 8.0.
- Leiam também: como usar o Picture-in-picture no iOS 14
A Apple também elogiou as atualizações do sistema Apple Maps – com novas rotas EV para carros elétricos, rotas de ciclismo e mapas de congestionamento. E – repita comigo – todos esses recursos são básicos no Google Maps há muito tempo. Além disso, esses recursos do iOS estão apenas em um punhado de cidades dos EUA no momento – então pode demorar um pouco antes de serem lançados em todo o mundo.
O fato de a Apple ter acabado de adquirir as rotas de ciclismo foi particularmente uma surpresa para mim – mas é certamente uma atualização bem-vinda, considerando que mais pessoas vão querer andar de bicicleta para o trabalho na era de COVID. Resta ver se ele terá o mesmo algoritmo inteligente do Google.
Enquanto os App Clips da Apple são uma reminiscência do Instant Apps (Aplicativos Instantâneos) do Android, o último nunca realmente pegou com os usuários. Portanto, esta é uma área em que a Apple pode vencer se conseguir fornecer uma ótima experiência ao usuário – e esta não é a única boa notícia para a Apple.
App criou o Translate, sua própria versão do Google Tradutor
Há um novo aplicativo chamado Translate, que funciona completamente offline e pode detectar idiomas automaticamente – no entanto, o aplicativo funciona melhor com uma conexão ativa. Embora isso pareça ótimo como título, essas são todas as coisas que o Google Tradutor tem feito há anos. No entanto, isso pode ser outra vitória para a Apple quando se trata de refinamento.
O Google Tradutor é notório por não ser preciso quando se trata de idiomas, tanto que gerou toda uma cultura de vídeos memes. Talvez a Apple tenha se esforçado tanto para melhorar o reconhecimento de voz e ajudar a superar o Android no que diz respeito à acessibilidade internacional – ainda não os testamos o suficiente lado a lado para saber.
Aqui está o resultado final. Para aqueles que investiram no ecossistema da Apple, a maioria dessas atualizações é bastante revolucionária. Mas para qualquer outra pessoa sem um iPhone, esta é apenas a maneira da Apple de tentar recuperar o atraso com o Android.
No entanto, a Apple tem a oportunidade de vencer o Android em seus pontos fracos – especialmente com seus novos clipes de aplicativos e software de tradução. Claro, eles não são novos recursos, mas têm o potencial de superar qualquer coisa que vimos antes com algum refinamento. Você pode encontrar mais detalhes granulares em nosso artigo iOS 14 Dicas e Truques.