▲
- A startup brasileira Resolva AI criou o Rê, um agente de IA que liga para call centers e resolve problemas em nome dos consumidores.
- O objetivo é reduzir o tempo de espera e o estresse causado por atendimentos demorados ou ineficientes.
- Você pode resolver questões como cobranças indevidas ou cancelamentos sem precisar ligar pessoalmente.
- A solução já resolveu milhares de casos no setor de telecomunicações e planeja expandir para outros mercados.
A startup brasileira Resolva AI está mudando a forma como os consumidores lidam com os call centers. Em vez de esperar horas na linha, os clientes podem usar o “Rê”, um agente de inteligência artificial que liga para as empresas e resolve problemas. Inicialmente focada no setor de telecomunicações, a Resolva AI já resolveu milhares de solicitações e planeja expandir para outros setores em breve.
Resolva AI: O Seu Agente Pessoal nos Call Centers
A ideia é simples: usar a inteligência artificial para facilitar a vida do consumidor. Com o Rê, você não precisa mais se estressar com longas esperas e atendentes despreparados. O agente de IA faz todo o trabalho por você, desde ligar até negociar soluções. E o melhor de tudo? O serviço é gratuito para o consumidor final.
A Resolva AI começou sua jornada no setor de telecomunicações, atuando junto às grandes operadoras como Claro, Oi, TIM e Vivo. Em apenas quatro meses, o Rê já solucionou 5 mil solicitações, com uma taxa de resolução de 87%. A empresa pretende expandir suas operações para outros setores, como aviação civil, bancário/financeiro e utilities.
Vicente Camillo, CEO e cofundador da Resolva AI, explica que o setor de telecomunicações foi escolhido devido ao grande volume de problemas diários, desde cobranças indevidas até problemas de sinal. Essa variedade de situações é crucial para validar a solução da empresa.
Como o Rê, o Agente de inteligência artificial da Resolva AI, Funciona?
O processo é bem simples e direto. Primeiro, o consumidor acessa o site da Resolva AI e fornece seus dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e telefone. É necessário aceitar os termos do serviço e garantir que todas as informações fornecidas são verdadeiras.
Leia também:
Em seguida, o usuário informa a operadora e o número de telefone para o qual deseja atendimento. O agente pergunta se o cliente já tentou resolver o problema diretamente com a operadora e, em caso afirmativo, solicita o número de protocolo. O consumidor descreve o problema que deseja resolver, escolhendo entre opções comuns, como troca de plano, cobrança indevida ou cancelamento de linha, ou escrevendo o caso livremente.
O Rê, então, assume a tarefa de ligar para o call center da operadora. Ele se identifica como um representante do consumidor, confirma os dados necessários, navega pelas Unidades de Resposta Audível (URAs), aguarda na fila e conversa com os atendentes humanos.
Camillo destaca que um dos maiores desafios foi ensinar o agente a entender que a música de espera faz parte da ligação. Outras dificuldades incluíram a digitação do menu numérico da URA e a manutenção do contexto em conversas mais longas.
A Resolva AI grava todas as ligações e as disponibiliza para o consumidor no site, juntamente com um resumo do que foi feito. Se a operadora não resolver o problema, a Resolva AI abre uma reclamação em nome do cliente no portal Consumidor.gov, fornecendo toda a documentação necessária. A empresa acompanha o caso e, se preciso, elabora uma pré-petição para o consumidor levar à Justiça.
A Tecnologia por Trás do Rê
A Resolva AI utiliza uma solução que combina diversos LLMs (Large Language Models), incluindo os da Anthropic, Meta e OpenAI, além de ferramentas de text to speech e speech to text de fornecedores como Google e ElevenLabs. A empresa também adotou técnicas de fine tuning para aprimorar a qualidade do agente.
Para diminuir a dependência de modelos externos de LLM, a Resolva AI está construindo um banco de dados proprietário. Camillo explica que a empresa coletou diversas bases públicas de problemas de consumidores, qualificou e separou os dados por assunto, empresa e mercado, trabalhando com fine tuning e RAG (Retrieval-Augmented Generation).
Atualmente, a Resolva AI possui uma grande base vetorizada e dados proprietários com reinforcement learning, o que reduz a necessidade de consultar o modelo a cada interação. O modelo só é acionado em situações específicas, e não na abertura de todos os chamados.
Como a Resolva AI Ganha Dinheiro?
A Resolva AI monetiza sua solução oferecendo-a para empresas que desejam melhorar o atendimento aos seus clientes. No futuro, a ideia é que os problemas sejam resolvidos com agentes da Resolva AI nas duas pontas: representando tanto o consumidor quanto a empresa. A Inteligência Artificial avança no mundo físico e transforma indústrias, inclusive a de atendimento ao consumidor.
A primeira aplicação da solução para empresas está ocorrendo no setor de cobranças, em parceria com o grupo Liftcred. O agente atua em canais de áudio, como WhatsApp e telefone, tanto no recebimento de contatos quanto na realização de ligações para renegociação de dívidas. Ele valida a identidade do cliente, consulta o CRM e faz uma proposta de pagamento.
Caso o cliente não aceite a oferta inicial, o agente faz cálculos em tempo real e pode ajustar a proposta, dentro de parâmetros pré-estabelecidos. A conversa ocorre em linguagem natural e, ao final, é enviado um link para pagamento dentro do que foi acordado.
As taxas de conversão, que antes variavam de 3% a 4% com atendentes humanos, agora estão em torno de 8%, e Camillo acredita que podem chegar a 15%. A Resolva AI cobra com base no sucesso: quanto mais resolve, mais recebe. E o custo é até 70% mais barato do que com um call center tradicional, segundo o executivo.
Primeira: Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Segunda: Via Mobile Time