Hoje cedo (9 de outubro de 2020), a Samsung anunciou oficialmente o novo Exynos 1080 SoC, que é o chipset mais recente da empresa que é construído no processo de 5nm com pontuações do AnTuTu ultrapassando o Qualcomm Snapdragon 865+.
A próxima geração de smartphones contará com os novos chips de 5 nm, que incluem Apple A14, Snapdragon 875, Kirin 9000 e até Exynos. No início desta manhã, o diretor do Instituto de Pesquisa da Samsung Semiconductor China, Dr. Pan Xuebao, revelou em uma entrevista que em breve estará lançando seu mais recente Exynos 1080 SoC. É construído em um processo de 5nm que se especula ser o mesmo processo LPE de 5nm que o Snapdragon 875, que deve oferecer melhor eficiência energética.
Além disso, os novos chips também utilizam a nova arquitetura de CPU ARM Cortex-A78 junto com a nova arquitetura Mali-G78. De acordo com os dados oficiais da ARM, o A78 oferece um aumento de 20% no desempenho da CPU em relação à última geração do A77, enquanto o G78 oferece um desempenho 25% maior quando comparado à arquitetura G77 mais antiga. Notavelmente, o novo chip será lançado pela primeira vez em um smartphone Vivo ainda este ano, no quarto trimestre de 2020.
O novo chip está sendo posicionado no mercado de médio a alto padrão, então podemos esperar que ele seja encontrado em carros-chefe de orçamento, ou smartphones de gama média alta da Samsung e talvez outros OEMs como Vivo também. No entanto, a gigante sul-coreana da tecnologia também está trabalhando em outro processador, o Exynos 2100, que será lançado em um aparelho Samsung.
O representante da empresa também revelou as pontuações AnTuTu do novo chipset Exynos 1080 durante a entrevista. Ele afirmou que o dispositivo marcou mais de 650.000 pontos no benchmark AnTuTu, o que é mais alto do que as pontuações obtidas pelo Qualcomm Snapdragon 865 e Snapdragon 865+. O chip Exynos é considerado especificamente para o mercado chinês, com o Vivo X60 estreando com o chip até o final de 2020.