Samsung deve lançar Exynos 2600 no Galaxy S26 Ultra após três anos sem chip próprio

Analista indica uso do Exynos 2600 no Galaxy S26 Ultra, marcando retorno da Samsung aos chips próprios em celulares premium.
Samsung deve lançar Exynos 2600 no Galaxy S26 Ultra após três anos sem chip próprio
(Imagem/Reprodução: Wccftech)
Resumo da notícia
    • A Samsung deve usar o processador Exynos 2600 no Galaxy S26 Ultra, o primeiro chip próprio em um modelo Ultra após três anos.
    • Você pode esperar melhorias na performance e eficiência energética com o novo chip de 2nm GAA.
    • O uso do Exynos 2600 pode elevar a competitividade da Samsung no mercado de smartphones premium.
    • Essa mudança pode impactar o desempenho em jogos, conectividade e qualidade das câmeras do Galaxy S26 Ultra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A chegada do Exynos 2600 no Galaxy S26 promete marcar um novo capítulo na história dos chips da Samsung, especialmente por ser o primeiro processador de 2nm GAA da empresa. Com uma geração inteira pela frente, o uso desse chipset no Galaxy S26 Ultra pode significar um avanço na performance e eficiência, recuperando a confiança dos consumidores que há anos aguardam uma versão com chip próprio.

Expectativa para o Exynos 2600 no Galaxy S26 e a estratégia da Samsung

O Exynos 2600 está sendo prometido como o primeiro chip de 2nm da Samsung, empurrando os limites de tecnologia com sua arquitetura GAA (Gate-All-Around). A ideia é que a empresa incorpore esse processador em modelos como Galaxy S26 Pro e Galaxy S26 Edge, enquanto o Galaxy S26 Ultra continuar usando o Snapdragon 8 Elite Gen 5, até então reservado para os aparelhos mais premium.

No entanto, há uma mudança de planos possível. A avançada litografia do Exynos 2600 no Galaxy S26 pode fazer a Samsung optar pelo seu próprio processador na versão Ultra, marcando o retorno do chip Exynos em um dispositivo de alto padrão, algo que não acontecia há três anos, quando o último Galaxy S Ultra foi equipado com o chipset da própria fabricante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo fontes especializadas, o avanço na fabricação dos chips de 2nm pode ser o diferencial para a Samsung se destacar novamente no mercado, que atualmente é liderado por opções como o Snapdragon. Ainda assim, a expectativa é que a gigante coreana aproveite as vantagens da lithografia de última geração para aprimorar a performance, eficiência energética e redução de consumo no Galaxy S26 Ultra.

Para além do desempenho, a adoção do Exynos 2600 no Galaxy S26 deve melhorar aspectos como gerenciamento de tarefas pesadas e jogos, além de abrir possibilidades de inovação, como melhorias na conectividade e na qualidade de câmeras. A evolução tecnológica também pode influenciar a próxima geração de dispositivos, com rumores de melhorias na integração de funcionalidades e suporte a tecnologias futuras.

Para quem acompanha o lançamento de dispositivos da Samsung, vale destacar que a estratégia de usar chips internos em seus principais modelos ainda é uma marca de continuidade, mesmo após as dificuldades enfrentadas nos últimos anos. A atualização do Galaxy Z Fold 7, que também recebeu melhorias graças à atualização One UI 8, mostra o esforço da Samsung em potencializar seus produtos com tecnologias de ponta, além de refletir o mesmo esforço que pode vir a ocorrer com o Galaxy S26 Ultra.

O avanço na fabricação de chips de 2nm da Samsung ainda trará impacto significativo na indústria móvel, e a expectativa é que o Exynos 2600 no Galaxy S26 defina um novo padrão de desempenho, mais eficiência e inovação. O futuro dos smartphones da marca passa também por essa evolução tecnológica, que deve ampliar as possibilidades de recursos e funcionalidades nos próximos anos.

Via Wccftech

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.