A Qualcomm anunciou uma versão atualizada do seu principal processador Snapdragon 865, chamado Snapdragon 865 Plus, projetado para aumentar o desempenho em quase 10% nos jogos e em aplicações que usam IA (Inteligência artificial).
Existem três melhorias principais do Snapdragon 865 Plus em relação ao padrão de estoque 865:
- O CPU Kryo 585 teve sua velocidade de clock aumentada para um máximo de 3,1 GHz, 10% maior que o padrão 865
- A GPU Adreno 650 oferece renderização gráfica 10% mais rápida
- Recém-adicionada compatibilidade para o conjunto de conectividade FastConnect 6900 da Qualcomm, que a empresa diz oferecer suporte a velocidades de Wi-Fi de até 3,6 Gbps
É uma atualização semelhante ao modelo Snapdragon 855 Plus do ano passado, que ofereceu melhorias no desempenho da CPU e da GPU para jogos em comparação com o 855 normal. Isso também significa que a Qualcomm não está usando a atualização no meio do ano para adicionar a atualização mais esperada do Snapdragon 865: integrar o modem Snapdragon X55 ao chipset principal em vez de exigir um componente separado no telefone (que ocupa mais espaço e pode afetar a vida da bateria). Infelizmente, parece que essa melhoria terá que aguardar o processador a ser lançado em 2021.
- Qualcomm e Google: Assistentes de Voz para Carros
- Qualcomm lança a CPU mais rápida do mundo: Snapdragon 8 Elite
- Qualcomm Expande a Série Snapdragon X com Novo X Plus 8-core: Desempenho Inovador e IA para Mais Usuários
Na maioria das vezes, o Snapdragon 855 Plus costumava aparecer em telefones Android focados em jogos, como o Asus ROG Phone II, o Nubia Red Magic 3 e o Black Shark 2 Pro, embora também estivesse em dispositivos mais populares como o OnePlus 7T Pro. Até agora, parece que o Snapdragon 865 Plus continuará com essa ênfase nos jogos, com a Asus anunciando que seu próximo ROG Phone III contará com o novo chip, enquanto a Lenovo diz que aparecerá em novos dispositivos da marca Legion ainda este ano.
A Qualcomm diz que os primeiros telefones Snapdragon 865 Plus serão anunciados oficialmente a partir do terceiro trimestre, então não espere vê-lo surgindo nos próximos flagships como o Galaxy Note 20.