O WhatsApp está se preparando para uma atualização em seu recurso de Status, aquele que fica visível no seu perfil quando alguém abre o seu contato. A plataforma planeja lançar em breve a função que permitirá aos usuários escolher por quanto tempo o Status (que é o novo nome para esse recurso) ficará disponível. Essa atualização parece ter como objetivo revitalizar um recurso que, ao longo do tempo, foi um tanto esquecido pelos usuários.
De acordo com informações divulgadas pelo site WABetaInfo, que descobriu essa funcionalidade ao vasculhar o WhatsApp Beta para Android, os usuários terão a opção de escolher entre status pré-definidos ou criar um do zero, semelhante ao funcionamento atual dos Recados. No entanto, a grande novidade é a possibilidade de definir a duração da disponibilidade desses Status: 24 horas, três dias, uma semana ou duas semanas.
A inclusão de um temporizador é uma adição bem-vinda, mesmo que tenha chegado com um certo atraso. Afinal, na maioria dos casos, as pessoas não estão “No trabalho” ou “Na academia” o tempo todo, como algumas das opções padrão de Status sugerem. No futuro, os usuários poderão indicar sua disponibilidade e configurar por quanto tempo um Status como “Ocupado” ou “Férias” ficará visível. Seria ainda mais útil se fosse possível personalizar a duração do Status, como, por exemplo, remover automaticamente o status “Na academia” após 1 hora.
O recurso de Status ou Recado foi uma boa ideia inicial do WhatsApp, que visava informar aos contatos se você estava disponível para responder naquele momento. No entanto, na prática, poucas pessoas usam esse recurso ou verificam o Status de seus contatos. A Meta, que antes era conhecida como Facebook Inc., tentou revitalizar essa função quando os stories ainda não eram tão populares. Ainda assim, muitos usuários não adotaram a prática de atualizar seus Status com frequência.
- WhatsApp aprimora página de registro de chamadas para usuários
- Qual é o WhatsApp GB original?
- WhatsApp Web irá, finalmente, salvar contatos sem o celular
Para que essa novidade seja realmente eficaz, a Meta precisa tornar o recurso de Status mais visível e de fácil acesso aos usuários, possivelmente incorporando-o de forma mais proeminente na interface do aplicativo, como exibindo o status logo abaixo do nome da pessoa ao abrir uma conversa.
Via WABetaInfo