A Microsoft anunciou hoje o Surface Laptop Studio, o sucessor da linha Surface Book de laptops topos de linha. Ele apresenta um redesenho total, abandonando o display removível em favor de um sistema dobrável para transformar de laptop em tablet (chamado Modo Estúdio pela MS), sem precisar ter duas partes separadas.
- Microsoft anuncia Surface Pro 8 com tela de 13 polegadas e 120 Hz
- Microsoft anuncia Surface Duo 2 com SD 888 e três câmeras
“O Surface Laptop Studio é o Surface mais poderoso que já construímos“, diz Pete Kyriacou, vice-presidente de dispositivos da Microsoft. “É o ápice de anos de inovação do Surface – em dobradiças, display, chips e muito mais – e reúne o melhor da linha Surface e em um dispositivo potente.”
3 posições diferentes
A mudança mais óbvia para este sucessor do Surface Book é a tela e dobradiça. A tela PixelSense Flow de 14,4 polegadas (2400 x 1600) suporta até 120Hz e Dolby Vision. A Microsoft está usando uma nova dobradiça dinâmica flexível, que diz ser durável e permite que este laptop transite entre modos muito parecidos com o Surface Studio maior. O Surface Laptop Studio suporta três modos: laptop, palco e estúdio.
O modo laptop deixa a posição do display como um laptop normal, com um teclado completo e um novo touchpad com sensores hápticos. O modo de palco é onde as coisas ficam interessantes, pois você pode puxar o display para a frente para um ângulo projetado para jogos, streaming ou apresentação. Isso cobrirá o teclado, e o ângulo é mais adequado para assistir filmes ou jogar, tocar no display ou usar a nova caneta Surface Slim Pen 2 para desenhar, por exemplo.
O modo final da Microsoft é o estúdio (que o torna um tablet), e assim como o nome implica, ele foi projetado para escrever, esboçar e qualquer outra coisa criativa. A Microsoft está cuidadosamente evitando chamar esse “modo tablet”, já que o Surface Laptop Studio não é exatamente leve com seus quase quatro quilos, e tem 0,7 polegadas de espessura.
Leia também:
Ao contrário do Surface Book, a Microsoft moveu a maioria dos componentes para a base do Surface Laptop Studio. Isso certamente ajudará com a robustez do laptop, mas significa que qualquer potencial calor será dissipado em seu colo. A base também abriga perfeitamente o Surface Slim Pen 2, que é vendida separadamente.
Hardware de gamer com GPU RTX 3050
Os processadores Quad-core da Intel de 11ª geração Core i5 ou Core i7, estão disponíveis para alimentar o Surface Laptop Studio. Os modelos Core i5 serão enviados com GPU Intel Iris Xe, enquanto as variantes do Core i7 incluirão a GPU RTX 3050 Ti da Nvidia com 4GB de VRAM. Haverá opções entre 16GB e 32GB de RAM, e até 2 TB de armazenamento SSD removível.
Todas essas especificações tornam o Surface Laptop Studio muito capaz de rodar os jogos mais recentes de PC. A Microsoft tradicionalmente se esquivou de promover o Surface Book como um laptop gamer completo, mas a empresa se inclina para essa ideia com o Surface Laptop Studio.
Assim como o Surface Pro 8, a Microsoft está se mudando para o Thunderbolt 4 no Surface Laptop Studio. Haverá duas portas USB 4 com Thunderbolt 4, e a porta de carregamento surface connect usual e entrada para fones de ouvido de 3,5 mm. O suporte ao Thunderbolt significa que você pode conectar o Surface Laptop Studio a vários displays 4K, usar armazenamento externo de alta velocidade ou até mesmo usar um gabinete de GPU externo para transformar este dispositivo em um PC de jogos completos.
A Microsoft está aceitando pré-encomendas para o Surface Laptop Studio hoje, e será enviada em 5 de outubro com preço a partir de US$ 1.599,99 (cerca de R$ 8.444).