O TikTok está testando um novo software de streaming para desktop chamado TikTok Live Studio que permite aos usuários transmitir imagens ao vivo de jogos e outros aplicativos de desktop. O software está sendo testado atualmente com um pequeno número de usuários em alguns mercados ocidentais, diz o TikTok, mas sua página oficial no site do TikTok parece ter sido retirada após publicações da mídia.
Se lançado, o TikTok Live Studio pode marcar uma mudança interessante para a estratégia de transmissão ao vivo do TikTok. Em vez de ser focado em usuários que transmitem diretamente de dispositivos móveis, ele poderia expandir o foco do TikTok Live para incluir o streaming de jogos, trazendo-o para a concorrência com grandes player como Twitch, YouTube Gaming e Facebook Gaming.
De acordo com Zach Bussey, que compartilhou capturas de tela do TikTok Live Studio no Twitter, o software está atualmente em estado de desenvolvimento. Ele supostamente irá suportar streaming em paisagem e retrato, e pode desenhar imagens de jogos, programas individuais, dispositivos móveis e câmeras.
Tiktok has quietly launched its own streaming software called TikTok Live Studio. #StreamerNews pic.twitter.com/SOxJshxWy7
Leia também:
— Zach Bussey (@zachbussey) December 15, 2021
Anteriormente, era possível transmitir ao vivo de um dispositivo desktop para o TikTok usando software de terceiros como o Streamlabs, mas uma página de ajuda para o recurso observa que o acesso é limitado e somente para convidados. Há também tutoriais que usam serviços de terceiros, como Loola.tv como solução alternativa para conectar o TikTok com programas de streaming como o OBS. Mas mesmo estes não são perfeitos — uma página de ajuda Loola.tv observa que “o streaming TikTok está atualmente desativado para a maioria dos usuários” desde julho deste ano.
Não está claro quando o TikTok pode expandir seu teste do Live Studio para mais usuários. Mas se ele se tornar amplamente disponível, o streaming de desktop pode trazer muito mais variedade para o catálogo de conteúdo ao vivo da plataforma.