Está pensando em um celular realmente pequeno? Conheça o Tiny t2, um celular que com certeza cabe em qualquer bolso. O que a empresa está chamando de “menor telefone do mundo” apareceu no Kickstarter esta semana, ficando totalmente financiado em menos de um dia. Este é o segundo pequeno telefone celular da empresa, o outro é o Zanco Tiny t1, lançado em 2017.
O Tiny t2 é pequeno, porém mais uma maravilha tecnológica por tudo o que está dentro. Medindo 2,4 cm de altura, 1,18 cm de largura e 0,65 cm de profundidade e pesando apenas 31 gramas, é aproximadamente do tamanho de um chaveiro grande. Mas há muito nesse pequeno espaço, incluindo conexão 3G, uma câmera de 0,3 megapixel, conectividade Bluetooth, fone de ouvido de 3,5 mm, slot microSD e uma tela TFT de 1 polegada. Ele ainda tem alguns jogos pré-instalados.
A duração da bateria também é impressionante, com a Zanco reivindicando cerca de uma semana inteira de tempo de espera com uma única carga. Mas existem algumas desvantagens – não há 4G e, por ser tão pequeno, os dedos gordos entre nós podem ter muitos problemas para operar suas teclas.
Mas ele não foi feito para ser o celular principal. A Zanco comercializa o Tiny t2 como um “telefone celular secundário”, que você pode usar durante o exercício em vez de seu smartphone volumoso, graças ao suporte a MP3 e rádio embutido. Hoje, com as pessoas tão ligadas aos smartphones, essa é provavelmente a única maneira de conseguir comercializar algo assim com sucesso.
Mas há um problema com esse argumento. Celulares minúsculos anteriores e dispositivos “complementares” nunca tiveram muito sucesso e não há muitas razões para acreditar que as coisas tenham mudado.
Já experimentamos telefones super pequenos antes, principalmente nos dias em que os telefones pequenos eram uma novidade no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Talvez o mais notável deles tenha sido a série Nokia 8200. Embora a favorita, devido ao seu tamanho pequeno (a propósito, duas vezes o tamanho do Tiny t2), a série 8200 tenha uma série de problemas, o mais notável acabou sendo o mais importante: sua tendência a superaquecer, sinal ruim e qualidade de áudio péssima.
Como em qualquer projeto de financiamento coletivo, recomendamos que você tome cuidado ao decidir apoiá-los. O valor para patrocinadores do Kickstarter é de US $ 59 (R$ 246), já o preço quando ele for lançado, daqui há alguns meses, será de US $ 130 (R$ 544).