Como vídeos de podcasts ajudam na expansão de audiências e engajamento

Vídeos de podcasts: descubra como impulsionar seu alcance e engajamento com conteúdo em vídeo. Saiba como medir o sucesso e atrair novas audiências!
Atualizado há 4 horas
Vídeos de podcasts

Outros destaques

Sites ilegais de bets no Brasil
Grupo de ransomware 8Base
Gulf of America no Google Maps
Alternativas para big tech
Super Micro Computer

Produtores de podcast exploram o potencial dos vídeos para expandir seu público

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Criadores de conteúdo em áudio estão buscando novas maneiras de vídeos de podcasts para alcançar um público maior. A produção em vídeo não visa apenas aumentar as escutas, mas também atrair novas audiências. O objetivo é mensurar o crescimento da audiência de forma holística, considerando tanto ouvintes quanto espectadores.

Vídeos de podcasts: Uma Nova Fronteira para o Crescimento da Audiência

A convergência entre áudio e vídeo em podcasts não é exatamente uma novidade. No entanto, com o aumento da produção de conteúdo em vídeo a partir de programas de áudio, editoras e organizações de podcast estão avaliando o sucesso dessas estratégias observando o crescimento tanto de ouvintes quanto de espectadores.

Um dos desafios é medir com precisão o quanto os podcasts em vídeo atraem novas audiências em comparação com a canibalização do público existente, convertendo ouvintes de áudio em espectadores de vídeo. Também é difícil identificar quais plataformas estão direcionando o público para os podcasts.

Na ausência de uma métrica precisa para avaliar a incrementalidade dos podcasts em vídeo, produtores e editoras estão buscando correlações entre o crescimento do público de vídeo de um podcast e o crescimento geral do público do programa. Por exemplo, desde a introdução de episódios em vídeo no Spotify em junho passado, o podcast “Talk the Thrones”, da The Ringer, viu um aumento de 70% em seguidores. Desse total, 84% dos novos usuários assistem ativamente ao conteúdo em primeiro plano.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Medindo o Impacto dos Vídeos nos Podcasts

Outra forma de medir a conexão entre o público de vídeo e áudio de um podcast é rastrear as visualizações em plataformas como YouTube, Instagram e TikTok em relação à audiência em propriedades próprias, além do Apple Podcasts e Spotify. No entanto, é difícil fazer com que as pessoas mudem do formato vídeo para o áudio.

Por isso, os executivos de podcast estão focando principalmente no público total de um programa ao medir o crescimento. A ideia é que o programa exista em formato de áudio e tenha ouvintes, mas também tenha um público mais amplo em plataformas de vídeo, seja em formato completo ou em clipes.

Diante desse cenário, plataformas de vídeos curtos como YouTube, Instagram e TikTok desempenham um papel importante para os podcasts, principalmente na distribuição de clipes para promover episódios e programas. O programa “Short Wave” da NPR, por exemplo, viu seu público crescer em “percentuais de dois dígitos” após a publicação semanal de vídeos no Instagram.

Plataformas Próprias e o YouTube

Algumas empresas estão introduzindo recursos de vídeo em suas próprias plataformas. A Wondery, por exemplo, começou a implementar podcasts em vídeo em seu aplicativo móvel no final do ano passado, permitindo que assinantes pagos do Wondery+ alternem entre áudio e vídeo e assistam a episódios completos no aplicativo. Da mesma forma, o aplicativo de áudio do The New York Times adicionou mais conteúdo de vídeo de formato curto desde seu lançamento no ano passado.

No entanto, de modo geral, os podcasters estão recorrendo principalmente ao YouTube para aumentar o número de visualizações de seus podcasts em vídeo. A Wondery publicou episódios animados completos para cada episódio de seu programa de podcast “Redacted” e ultrapassou 50.000 assinantes em seu canal do YouTube em menos de uma semana. Desde que lançou o canal de podcast do The New York Times no YouTube no ano passado, o jornal viu um aumento de “10 vezes” nas visualizações no canal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar da dificuldade em mensurar com precisão o papel dos vídeos na promoção da audiência dos podcasts, os executivos entrevistados, representando empresas como Wondery, The New York Times, Bloomberg, Vox Media e Pushkin, relataram crescimento na audiência de seus podcasts. Os planos para este ano incluem continuar a produzir mais conteúdo de podcast em vídeo. Alguns podcasters, como Wondery e Vox Media, utilizam clipes em plataformas de vídeo curto para testar o interesse do público em formatos mais longos.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Via Digiday

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.