Algumas vezes pode ser difícil escutar mensagens de voz no WhatsApp, e para resolver essa situação a Take Blip anunciou hoje (30), o ViraTexto. Ele funciona como um chatbot que transcreve áudios recebidos em mensagens de texto. Vamos ver mais sobre o recurso que já está disponível e é grátis.
- Como achar grupos no Telegram e canais em poucos passos
- Como assinar o Telegram Premium facilmente [Android e iOS]
ViraTexto já está disponível no WhatsApp
A novidade é uma ótima solução, principalmente para as pessoas que recebem longos áudios e não pode escutar no momento. Com ele, os usuários podem realizar uma simples conversão de mensagens de voz em texto. Com a mágica já feita, é possível ler o conteúdo sem dar play no áudio.
Tudo é feito de maneira automática. Segundo a empresa, “nenhuma pessoa precisa escutar os áudios durante o processo de transcrição”. Ela também informa que todos os dados são criptografados, tratados de forma sigilosa e armazenados com segurança.
“Levamos a sério o cumprimento das legislações aplicáveis, a exemplo da LGPD”, disse Milton Stiilpen, diretor de pesquisa e inovação Take Blip. “Antes de utilizar o contato inteligente, o usuário tem acesso ao Termo de Uso, um documento com linguagem simples que contém todas as informações do tratamento dos dados.”
- Qual é o WhatsApp GB original?
- WhatsApp Web irá, finalmente, salvar contatos sem o celular
- WhatsApp para iPhone: Novo Atalho para Chamadas em Grupo
Como usar o ViraTexto no WhatsApp?
Como a ferramenta é um chatbot ela é bem simples de usar, além disso é bom pontuar novamente que o Viratexto é gratuito. Para usar, basta salvar o número (31) 97228-0540 na sua agenda e enviar uma mensagem para o contato.
Depois disso, o usuário vai precisar ler a política de privacidade e seguir as demais instruções informadas na conversa para ter acesso à ferramenta.
Com o processo de configuração finalizado, você só precisa encaminhar os áudios recebidos ao chatbot. A transcrição aparecerá logo em seguida, com o conteúdo da mensagem de voz. Mas é importante alertar que a ferramenta só converte mídias de até 4 minutos, sendo um pouco limitado
Em nota a companhia afirmou que “não sabe por quanto tempo o recurso ficará disponível”. Mas espera-se que mais de 50 mil áudios sejam transcritos nas próximas semanas. Lembrando que a ferramenta funciona da mesma maneira, seja no Android ou no iPhone, então você não terá problemas.
É verdade que erros podem ocorrer, principalmente se depender da qualidade do áudio. Então esteja preparado para enfrentar alguns problemas, porém em nossos testes ele se mostrou bem eficaz e com poucos erros no seu reconhecimento e transcrição.
Mesmo a novidade sendo muito interessante e chegando agora ao WhatsApp, ele já está há algum tempo no principal concorrente.
Telegram possui bot que transcreve áudios
A novidade que está chegando ao WhatsApp, com certeza será útil para muitos usuários. Porém a solução está no Telegram há um bom tempo. O bot responsável por isso é o Transcriber Bot, que oferece suporte ao português do Brasil.
O Telegram também oferece o recurso de maneira nativa. A ferramenta está limitada aos assinantes do Premium, modelo de assinatura liberado aos usuários em junho. Para assinar, as mensalidades começam em R$ 12,49 e variam de acordo com a plataforma.
Ou seja, nas duas plataformas é possível usar a nova solução, a diferença é o tempo em que a novidade chegou em cada plataforma.
Agora diga para nós, você gostou do chatbot que está chegando ao WhatsApp? Conseguiu seguir os passos e aprendeu como usar? Diga para nós nos comentários abaixo.