Vivo anuncia X50 Pro e Pro+ com estabilização de Gimbal nas câmeras

São três smartphones no total, os dois mais potentes possuem um inovador sistema de estabilização de câmeras com sistema Gimbal.
Avatar de André Luiz
01/06/2020 às 11:15 | Atualizado há 4 anos
Vivo anuncia X50 Pro e Pro+ com estabilização de Gimbal nas câmeras 1

A chinesa Vivo – não confundir com a operadora – anunciou hoje (1) oficialmente seus primeiros celulares topos de linha de 2020, a série X50. Assim como teasers revelados pela própria empresa, o principal recurso é o sistema de estabilização para a câmera principal, que a Vivo compara várias ações com gimbals profissionais.

O modelo mais parrudo é Vivo X50 Pro+, que usa o novo sensor ISOCELL GN1 de 50 megapixels da Samsung para a câmera principal. O sistema de gimbal faz uso de um “radar” na tela que retrata o movimento da lente e indica o momento certo para turar uma foto estável e está presente nos modelos O X50 Pro+ e X5, já o mais “basicão” X50 não.

Vivo X50 Pro+

O vivo X50 Pro + é o primeiro smartphone a vir com o novo sensor ISOCELL GN1 1 / 1.3 “de 50MP da Samsung. É o primeiro a combinar o ISOCELL e o Tetracell e pode fazer fotos de 12,5MP no com enormes pixels de 2,4 µm.

A empresa diz que, combinada com o algoritmo de desfoque de movimento e o rastreamento contínuo do foco, os vídeos e fotos ficam incríveis à noite. Por falar em noite, todos os aparelhos X50 suportam os modos Super Night e modo Astro para obter imagens nítidas do céu noturno.

Vivo anuncia X50 Pro e Pro+ com estabilização de Gimbal nas câmeras 2

A câmera com zoom de periscópio promete zoom híbrido de até 60x chamado Hyper Zoom. A câmera em si possui um sensor de 8MP e lente f/3.0 com ampliação óptica de cerca de 5x (135mm). Há também uma câmera ultra grande angular de 8 MP com campo de visão de 120 graus que também pode ser usado para fotos macro, já que a câmera é capaz de focar automaticamente a apenas 2,5 cm de distância do objeto.

A Vivo ainda não anunciou as fichas completas dos smartphones, mas o X50 Pro+ tem um processador Snapdragon 865 com o necessário modem 5G X55. A tela suporta taxas de atualização de 120Hz e HDR10+.

Vivo X50 Pro

Já o modelo X50 Pro também tem uma configuração interessante. Ele possui um sensor de 48MP um pouco menos impressionante – o Sony IMX598 – mas oferece uma abertura maior de f/1.6. O sistema gimbal que amplia significativamente o ângulo de rotação e a área anti-vibração em comparação com os sistemas OIS padrão atualmente. Para nossa surpresa, ele vem com um chipset Snapdragon 765G, de modo que o 865 é reservado para o Pro +.

A quarta unidade de 13MP f/2.5 é uma câmera de retrato dedicada e, a julgar pela distância focal, oferece zoom óptico de 2x para que você não precise ficar na cara do sujeito.

Vivo anuncia X50 Pro e Pro+ com estabilização de Gimbal nas câmeras 3

Vivo X50

A versão mais básica perde a estabilização estilo gimbal e o periscópio aumenta o zoom enquanto a tela permanece plana, sem as curvas laterais.

Os principais pontos de venda do vivo X50 são o fato de ser o telefone 5G mais fino do mundo com apenas 7,49 mm de espessura e também vem com o chipset Snapdragon 765G. A tela AMOLED de 6,56 polegadas tem suporte para os padrões HDR10 e HDR10 + com uma proporção incomum de 19,8: 1 (resolução de 1080 x 2376px).

O furo abriga uma câmera de 32MP, enquanto a traseira oferece a mesma unidade de 48MP com abertura f/1.6, mas possui uma estabilização OIS padrão. As câmeras de retrato ultra grande angular e de 13MP dedicadas permanecem as mesmas. A bateria de 4.200 mAh pode ser carregada a 33W com um carregador incluído.

Isso é praticamente tudo o que a Vivo falou a respeito da linha X50 por enquanto, nada sobre preço e data de lançamento para o público foi anunciado. A empresa tem um histórico de estrear novos recursos de hardware que acabam sendo amplamente adotados em outros lugares, desde sensores de impressões digitais no display até câmeras de selfie pop-up, por isso, esse sistema de estabilização semelhante a um gimbal deve ser uma função bem interessante e veremos em outras marcas com certeza.

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ