O WhatsApp demorou, mas no longínquo 2017 adicionou a funcionalidade de apagar mensagens já enviadas, quando você se arrepende de algo. Mas se você apagar uma mensagem, e se arrepender depois ou ter deletado acidentalmente, ele não tinha a opção de você voltar atrás e recuperar a mensagem.
Se você é um usuário que não sai do WhatsApp, você já deve ter passado por uma situação que na hora do desespero de apagar uma mensagem, clicou em “Apagar para mim” ao invés vez da opção “Apagar para todos”. Ai já era, a mensagem não só será enviada para o contato errado, como você nem saberá quando ele leu. Mas isso está mudando e contará com a opção de se arrependimento de apagar uma mensagem.
O serviço de mensagens foi visto pela primeira vez trabalhando nesse recurso em agosto de 2022, com o recurso disponível para usuários selecionados em seu canal beta. Quando você excluir acidentalmente uma mensagem para si mesmo, uma notificação flutuante aparecerá por 5 segundos com o botão Desfazer. Selecione a opção para restaurar a mensagem e, em seguida, exclua-a para todos. Por enquanto, a opção só existe quando você apaga uma mensagem só para você, para todos ainda não.
É certo que a janela de cinco segundos pode não ser suficiente em alguns casos, mas o WhatsApp pode ajustar esse limite de tempo no futuro. Afinal, o serviço inicialmente só permitia excluir uma mensagem dentro de sete minutos após o envio, mas o limite foi aumentado para 60 horas no início deste ano.
O recurso Exclusão acidental no WhatsApp já está chegando aos usuários no canal estável no Android, iPhone e desktop.
Leia também:
Esta é a terceira grande melhoria que o WhatsApp lançou em sua plataforma este mês. No início de dezembro, Avatares personalizáveis fizeram sua estreia no WhatsApp. Isso foi seguido por algumas melhorias nas chamadas de voz e vídeo, com suporte para até 32 pessoas em uma chamada de vídeo em grupo e a capacidade de silenciar os chamadores individuais.