WhatsApp Comunidades chega ao Brasil

Avatar de André Luiz
26/01/2023 às 15:02 | Atualizado há 1 ano
WhatsApp Comunidades chega ao Brasil 1

Finalmente, conforme prometido, o WhatsApp anunciou que a partir de hoje, 26, a funcionalidade “Comunidades” finalmente começou a ser liberada aos usuários brasileiros. Desde o ano passado a funcionalidade foi anunciada em outros países, porém por ordem do STF foi proibida no Brasil a fim de evitar disseminação de fake news durante as eleições.

Com o novo recurso, usuários poderá enviar mensagens para até 5 mil pessoas, em vários grupos ao mesmo tempo.

Administradores poderão criar subgrupos de um único tema. Por exemplo, digamos que você é um diretor de escola e precisa gerenciar um grupo para cada turma. Você poderá criar uma comunidade que dentro dela você terá um subgrupo para cada turma. Sendo assim, quando você querer dar um anúncio para uma turma em especifico, basta ir no subgrupo, sem precisar mandar mensagens para todos.

Exemplos de comunidades do WhatsApp
Exemplos de comunidades. (Imagem/divulgação: Meta)

O WhatsApp surgiu como uma das ferramentas para coordenar com um grupo mais amplo de pessoas em toda a pandemia com escolas, clubes locais e organizações sem fins lucrativos que dependem dele para trabalhar juntos durante os muitos bloqueios ao redor do mundo.

As Comunidades do WhatsApp permitem que os administradores clubelizem vários grupos que gerenciam sob um grupo ou comunidade maior. Isso abre novas possibilidades para o administrador, tornando as coisas como coordenação em larga escala muito mais fáceis, flexíveis e menos complicadas.

Os administradores também podem realizar pesquisas em subgrupos e até também chamadas com até 32 pessoas, com links de chamada compartilháveis. Os membros também podem enviar arquivos de até 2GB de tamanho. Também é possível que os usuários deixem um grupo e ainda façam parte da comunidade maior, e ainda receberão os anúncios compartilhados no grupo central de anúncios.

O WhatsApp também adicionará grupos fechados para comunidades mais tarde, e não se sabe muito sobre o recurso agora, mas parece que estes serão grupos que os membros da Comunidade só poderão participar com a aprovação administrativa.

Como criar uma comunidade de WhatsApp?

Os usuários que tiverem acesso ao recurso Comunidades o verão substituir a guia da câmera em suas telas principais do WhatsApp. Esta será a pequena guia na extrema esquerda.

Para criar uma comunidade, faça o seguinte:

  1. Com o WhatsApp aberto, toque no ícone de iniciar uma nova conversa. Se estiver usando um iPhone, o ícone é representado por um quadrado com risco; já no Android, o ícone é o símbolo de “+”;
  2. Agora selecione a aba “Nova comunidade” e depois toque em “Começar” na notificação que será exibida;Como criar uma Comunidade do WhatsApp passo a passo 2
  3. Então coloque um nome para a comunidade que pode ter até 24 caracteres, digite uma descrição sobre o espaço e depois coloque uma imagem para o perfil.
  4. Para concluir, toque em “Avançar”.

Dentro da Comunidade, os usuários encontrarão opções para criar novos grupos ou adicionar grupos existentes. Se você é um administrador que já lida com vários grupos, você poderá adicionar todos os grupos existentes aqui. Se você está criando novos grupos, você pode povoar aqueles com membros semelhantes a como você normalmente adicionaria novos membros a um Grupo de WhatsApp. Cada grupo também pode ter seu próprio nome, descrição e ícone de perfil.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ