O WhatsApp anunciou hoje, 14, diversas mudanças que chegarão nas próximas semanas ao aplicativo. Dentre elas o destaque fica por conta do recurso comunidades, das reações com emojis e o envio de arquivos com mais de 2 GB. Além disso, um número maior de pessoas poderá participar em uma chamada de voz.
As comunidades estão sendo aguardadas há meses, sendo uma das novidades mais esperadas desde que os rumores surgiram. Basicamente, elas poderão reunir diversos grupos em comum em um super grupo.
Segundo o WhatsApp, “as Comunidades do WhatsApp permitirão que as pessoas reúnam grupos relacionados sob uma mesma estrutura que funcione para elas”.
Como funcionará uma comunidade
A própria empresa dá um exemplo bem prático de como as comunidades poderão ser usadas: um diretor de escola cria uma comunidade onde envia avisos para todos os alunos, professores e pais. E dentro da comunidade, ele poderá criar grupos para turmas especificas, outro para atividades extra-curriculares e assim por diante. Centralizando assim as conversas.
Não no Brasil, ao menos por enquanto
A funcionalidade Comunidades chega nas próximas semanas, mas não no Brasil… por culpa das eleições.
Leia também:
Em fevereiro o WhatsApp acordou com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se empenhar no combate as informações falsas durante a eleições de 2022. As comunidades poderiam ser (mal) usadas nesse caso, por isso eles não irão atualizar os aplicativos dos brasileiros.
O próprio CEO do WhatsApp, Will Carhcart, já havia prometido que mudanças desse porte não seriam feitas antes das eleições.
Dario Durigan, gerente de políticas públicas do WhatsApp no Brasil, acredita que decisão de adiar a estreia do recurso no país reforça essa aliança do app com o TSE.
Reações com Emojis, ligações com 32 pessoas e arquivos de 2 GB
Outras mudanças significativas também estão chegando. Uma delas é a reação com emojis, função já usada por exemplo no Messenger e Facebook.
Uma outra novidade, que já estava disponível para alguns usuários argentinos, é a possibilidade de enviar arquivos maiores de até 2 GB.
Um outro destaque é no aumento no número de pessoas em chamadas de voz, bem como melhorias na qualidade em geral. Segundo a empresas, agora chamadas de voz poderão ter até 32 pessoas, além de um design totalmente renovado, conforme na imagem acima.
Outra função bem aguardada, é que os administradores poderão remover mensagens de qualquer integrante das conversas, inclusive de outros administradores.
As novidades começarão a chegar a partir da próxima semana através de atualizações do aplicativo.